quinta-feira, 29 de março de 2007

Maior central solar do mundo

Serpa recebe maior central solar do Mundo

A maior central fotovoltaica do Mundo é inaugurada hoje, na freguesia de Brinches, em Serpa, no Alentejo. O investimento de 61 milhões de euros vai permitir produzir energia "limpa" para a rede eléctrica nacional nos próximos 15 anos, e conta, na cerimónia de inauguração, com a presença do ministro da Economia, Manuel Pinho.

Mas em vésperas de receber a maior central de produção de energia através do Sol, a freguesia de Brinches, com cerca de mil habitantes, continua com dúvidas quanto ao projecto. Uma reportagem da agência Lusa junto dos populares conclui que a maioria está "às escuras" quanto à finalidade do "manto" de 52 mil painéis solares que cobre 32 dos 60 hectares que a infra-estrutura ocupa. Alguns lamentam que o maior investimento dos últimos tempos na freguesia não traga muitos empregos - a central emprega apenas cinco pessoas. Já o presidente da Câmara de Serpa acredita que a central é um "isco para novos investimentos".

O projecto, levado a cabo pela empresa portuguesa Catavento, é detido pela General Electrics e vai ser mantido pela Powerlight. A central tem uma capacidade instalada de 11 megawatts, quase o dobro da maior central situada na Alemanha.

NOTA: Mesmo sendo uma empresa de capital estrangeiro e explorado por outra empresa estrangeira e que empregue poucas pessoas, será um ícone que eleva o nome de Portugal. Isto não se compara à árvore de Natal mais alta da Europa, que nada trouxe de positivo ao País, nem a outros luxos de alto preço que não passam de ostentação. Portugal precisa de iniciativas próprias, de patentes que reflictam a utilização prática das últimas descobertas da ciência. Se os governo apoiarem as inovações, as realizações produtivas, competitivas e susceptíveis de exportação, haverá incentivo para os jovens estudarem e se dedicarem à vida empresarial, desde tenra idade, contribuindo para o desenvolvimento da modernidade em benefício da qualidade de vida das populações.

Sem comentários: