terça-feira, 20 de março de 2007

MÁRIO RELVAS. UM PATRIOTA LUTADOR

Todos devem contribuir para tornar a sociedade melhor

É preciso que haja seguidores deste exemplo construtivo. Estou convicto de que eles aparecerão. Não há outra solução para recuperar a boa saúde de Portugal. Não podemos ficar de braços cruzados à espera da acção dos políticos. Temos que agir.
Um abraço muito amigo e com grande consideração

Penso escrever um livro

“Somos todos parte integrante da sociedade. Não podemos ficar apenas à espera, impávidos e serenos, que nos venham resolver os problemas.

Entendo que temos de fazer alguma coisa e ajudar as autoridades e o País a ir para a frente”, explica Mário Relvas, um aposentado da PSP e ex-militar dos Comandos.

A cidade de Braga é o cenário preferencial dos seus alertas, como acontece com a denúncia da poluição por autocarros velhos importados da Alemanha e pintados como novos, os estacionamentos abusivos que impossibilitam a circulação de autocarros ou a falta de vistoria dos elevadores. “Cada cidadão, no seu espaço e na sua função, deve fazer tudo o que está ao seu alcance para ajudar ao desenvolvimento do País e a tornar melhor a vida diária de cada um”, diz Mário Relvas, que aos 46 anos dedica grande parte do tempo na promoção da causa das pessoas autistas.

Embora salvaguarde que não é fácil exercer de forma mais activa os direitos e deveres de cidadania – “às vezes vêem-nos como malucos”, observa – Mário Relvas diz que tem procurado manter como ideal de vida os princípios e valores recebidos dos pais, da educação salesiana e da formação militar. “Tenho escrito muito e até estou a pensar escrever um livro, devidamente contextualizado”, anuncia o antigo militar, aproveitando para agradecer “a oportunidade dada pelo Correio da Manhã para fazer chegar a voz das pessoas às autoridades”. É que “as instituições não ligam aos apelos das pessoas”. Nem mesmo quando as denúncias surgem de uma instituição, como aconteceu com o núcleo de Braga da Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento de Autistas, que Mário Relvas ajudou a fundar. Lançou também o jornal não oficial de Comandos ‘Passa Palavra’ e o site www.comandosdeportugal.net/jornal , a par do seu blogue «aromas de portugal».

CAUSAS DA CIDADANIA

Na Av. Antero de Quental, em Braga, o estacionamento abusivo chegava a impedir a circulação de autocarros. Após a denúncia de Mário Relvas, a Câmara reorganizou o parqueamento na zona com a pintura de linhas orientadoras e resolveu assim o problema.

DIFERENÇA
Mário Relvas diz que o ‘CM’ tem uma forma diferente de trabalhar as denúncias dos leitores: procura a resposta das autoridades.
Mário Fernandes, Braga in www.correiomanha.pt

Sem comentários: