domingo, 10 de junho de 2007

Banca cria lucros explorando os clientes

Grande banca lucra 8,7 milhões por dia

Paula Cordeiro, no DN, 070610

A margem financeira cresceu 35,8%
Os grandes bancos nacionais ganharam 8,7 milhões de euros por dia, no primeiro trimestre deste ano, mais 21% que em cada dia do mesmo trimestre de 2006, quando os ganhos diários foram de 7,1 milhões de euros. De acordo com cálculos feitos pelo DN, as cinco grandes instituições de crédito portuguesas viram os seus resultados aumentar quase tanto como os dos 13 maiores bancos europeus, cujos lucros cresceram 29,9% até Março. Os valores absolutos é que são bem diferentes.

O aumento dos lucros da banca ocorreu num quadro de subida de taxas de juro, com os bancos a registarem subidas significativas nas suas margens financeiras. Com efeito, os cinco grandes bancos portugueses - Caixa Geral de Depósitos, Millennium bcp, Banco Espírito Santo, Banco Santander Totta e Banco BPI - obtiveram, por dia, 17,8 milhões de euros de margem financeira, contra 13,1 milhões cobrados no ano passado. Ou seja, este foi o montante arrecadado diariamente pelos grandes bancos, resultante da diferença entre os juros cobrados sobre os empréstimos e as mesmas taxas pagas sobre as aplicações financeiras. Nos primeiros três meses, a margem financeira dos cinco grandes aumentou 35,8%, face ao ano anterior.

Seis milhões por dia

Com os bancos a ganharem mais dinheiro por via da subida dos juros e mercê de uma concorrência cada vez mais forte, as comissões cobradas abrandaram ligeiramente neste primeiro trimestre de 2007, com um crescimento mais reduzido que nos últimos tempos.

Assim, os cinco maiores bancos portugueses cobraram, por dia, 6,6 milhões de euros em comissões no primeiro trimestre deste ano, enquanto no mesmo período do ano passado tinham cobrado 5,9 milhões de euros diariamente, que se traduz num aumento homólogo de 11,8%, bem abaixo do verificado pela margem financeira.

De salientar que os grandes bancos portugueses avançaram, no início deste ano, para uma estratégia de fidelização de clientes, que passa pela eliminação de comissões para pacotes de produtos e serviços, cujo impacto só será mais visível nos números de final do ano.

Mas se o aumento dos lucros se explica, em parte, pelo aumento destas duas principais componentes do produto bancário - margem e comissões - o seu crescimento também se justifica por uma forte moderação dos custos, nomeadamente, os custos operacionais.

Assim, na mesma análise diária, os cinco grandes bancos nacionais gastaram, por dia, 14,2 milhões de euros nas suas despesas de funcionamento, administrativas e com pessoal. Trata-se de um aumento moderado de 4,4%, face ao mesmo período do ano passado, quando estes instituições gastaram diariamente 13,6 milhões de euros.

Uma moderação de gastos difícil de manter nos próximos tempos, atendendo aos planos de expansão de rede já anunciados por todos os grandes bancos, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

NOTA: É oportuno relembrar a exploração dos bancos aos seus clientes, referida no post colocado em 24 de Maio. Cartão multibanco explora o cidadão. Se o cliente não se defender por todos os modos ao seu alcance fica depenado. Desde o Estado ao botequim, está todo o mundo a mexer no nosso bolso. Temos que ter muito cuidado. Um deles é verificar quem nos serve melhor antes de fecharmos qualquer negócio. E se este não for mesmo necessário, devemos deixar de o fazer. Não acreditar nas propostas que nos fazem sem verificarmos se são do nosso interesse e se há alternativas mais favoráveis a preferir.

1 comentário:

PintoRibeiro disse...

Pois. Só inveja...lolololol.
Bom dia, boa semana, abraços,