quinta-feira, 28 de junho de 2007

Socialismo versus liberalismo

Este texto recebido por e-mail, da autoria de José Pires irá juntar-se a muitos outros sobre teoria política, para enriquecimento da nossa cultura e dar mais sustento às nossas meditações.

SOCIALISMO O MESMO QUE LIBERALISMO? ESSA, NÃO!
Jose Pires

O Liberalismo, sistema económico em que militou Frederich Hayek, Prémio Nobel de Economia em 72, foi um sistema que nunca foi posto em prática, na opinião daquele distinto professor, que era visceralmente contra o chamado Socialismo.

Mas a utopia socialista encontrou eco em muitas consiências bem intencionadas, que viram ali a salvação da Humanidade e o caminho para a felicidade humana. Cedo, houve quem visse que o sistema não passava de um rosário de pias intenções, sem hipótese de alcançar (nem de perto!) os objectivos para o qual fora criado.

Nos países do norte da Europa, principalmente, a ideia socialista foi substituida pela Social-Democracia, que pretendia alcançar o Socialismo pela via reformista (por etapas) em vez da revolução imediata para o implementar, nem que fosse pela força. A Social-Democracia foi desde logo olhada como o principal inimigo dos ditos socialistas ortodoxos, onde se incluiam, claro, os marxista-leninistas.

Mas a Social-Democracia foi até agora o sistema político-económico que melhor qualidade de vida ofereceu às populações. Portanto, confundir tudo isto sob a designação de "Socialismo" é um perfeito disparate. Até porque o Socialismo nunca existiu e o que se conseguiu implementar não passou de um completo e rotundo falhanço. Pura e simplesmente, o Socialismo NÃO FUNCIONA!

A Humanidade terá, pois, de inventar "uma Terceira Via", como foi o caso do senhor Tony Blair, que o conflito no Iraque acabou por empurrar para fora do nº 10 de Downing Street.

Mas já se perfilam os tais "socialistas-ortodoxos" a olhar para a chamada "Terceira Via" da mesma forma que o fizeram no primeiro quartel do séc. XX em relação à Social-Democracia.

Infelizmente para eles, o Capitalismo é o único sistema económico que funciona e gera riqueza. E só com riqueza acumulada se poderá, enfim, implementar uma mais equitativa repartição por todos os cidadãos, propiciando aquilo que se designa por "Sistema de Segurança Social Europeu". Nos Estados Unidos, que eu saiba, o espectro partidário divide-se entre Republicanos e Democratas, sendo estes últimos, teoricamente, mais sensibilizados para os problemas de ordem social, representando, por isso, a ideia de "esquerda" vigente nos States. Os americanos poderão encontrar as designações que entenderem mas Liberalismo não é o mesmo que Socialismo, por mais que o afirmem.
O Socialismo, portanto, não existe. Nunca passou de uma ideia generosa que só gerou o contrário daquilo que prometia - justiça social.

E a Justiça Social é uma ideia que a Humanidade não perderá, nunca, de vista, por mais voltas que o mundo dê, dêm-lhe lá o nome que entenderem.
Com amizade José Pires

Sem comentários: