quinta-feira, 28 de junho de 2007

Vai passar. Bíblia dos políticos?

Este texto de autor desconhecido retirado de um .pps poderá agradar a muita gente pela sua moral, mas não merece a minha inteira simpatia e muito menos, certamente, a do principal autor dos blogs
Leão Pelado e Mentira. No fim justifico esta minha reserva.

Vai passar

Havia num país distante, um rei poderoso que tinha como servo um homem bom e fiel, cuja eficiência era única em todo o reino.

Porém, o rei não podia acreditar que esse homem era perfeito. Mil dúvidas povoavam sua mente. E se num momento muito importante a eficiência deste servo falhasse?

Diante desta dúvida o rei resolveu colocar à prova a capacidade do homem. Chamou-o e disse: -" Servo, cansei-me desta minha coroa. Quero uma outra, mas não mais em ouro e sim quero-a com pedras preciosas. As mais exóticas e brilhantes que houver. Portanto, ordeno-lhe que a confeccione para mim".

Como ele sabia que em seu reino não havia este tipo de mineração, achou que pela primeira vez seu servo lhe falharia.
Mas meses depois, o fiel empregado voltou trazendo uma coroa de beleza ímpar, com pedras espectaculares nunca antes vistas em reino algum.

Mas o rei ainda não aceitando totalmente a eficiência do escravo, depois de muito pensar e meditar chamou-o novamente ordenando: ...
-" Servo, agora quero que acrescente nesta linda coroa, uma frase que quando eu estiver triste eu me alegre, e quando eu estiver feliz, eu me entristeça".

O servo saiu de lá desesperado. Como faria isso? Já tinha feito tudo na vida para provar sua fidelidade ao rei, mas agora ele lhe pedia algo que parecia impossível.
Chegou em casa entristecido, sabendo que perderia seu cargo e que, mais do que isso, perderia a confiança do rei. Mas a esposa, consternada com a tristeza do marido depois de muito pensar teve uma grande ideia que lhe transmitiu e ele a executou.
Depois de pronta, o servo pegou a coroa e a levou ao rei que de imediato a colocou na cabeça e foi para a frente do espelho para ver o que nela estava escrito.
Espantado então viu a breve frase:

VAI PASSAR!

E assim é a nossa realidade. Não importa o momento que estejamos vivendo,
TEMOS QUE TER SEMPRE A CERTEZA DE QUE SEJA O QUE FOR, PASSARÁ.
Se a dor, a tristeza, o desânimo estiverem presentes em sua vida,
NÃO SE ENTREGUE POIS EM BREVE TUDO PASSARÁ.
Se, por outro lado, você estiver vivendo um grande momento, Aproveite-o!
NÃO O ESTRAGUE POR COISAS PEQUENAS. SABOREIE-O COM CALMA, POIS ELE TAMBÉM PASSARÁ!

NOTA: Embora possa ser do gosto de muita gente, não me sintonizo com a moral retirada desta história. Primeiro porque o rei foi pouco humano e amigo do seu servidor, segundo porque o «Vai passar» corresponde à passividade do povo português que não se indigna, se resigna, vai sofrendo à espera de milagres, mas não procura a felicidade com as suas atitudes e esforço construtivo. Espera que o sofrimento passe, sem nada fazer para isso. Por outro lado, corresponde ao pensamento dos políticos, que sabendo que o «bem bom» irá passar, procuram retirar o máximo de benefícios agora. Seguem o conselho de Milôr Fernandes, o Vão Gogo, que diz. «É preciso roubar agora porque amanhã pode ser proibido».

Sem comentários: