domingo, 22 de julho de 2007

CVS – Clube Virtual de Seniores

Nos contactos com amigos e conhecidos verifica-se que há muito poucas pessoas com mais de 70 anos que tenham e usem computador em troca de e-mails e em ligações à Internet. É costume ouvir que isso é coisa de gente jovem. Daí surgiu a ideia de criar uma espécie de «clube virtual de seniores». Seria, em termos simplificados, uma lista de internautas menos jovens ou teimosamente jovens e a inscrição não acarretaria pagamento de jóia, nem quotas e nada se exigiria de ninguém, apenas se esperando que, uma vez por outra, enviassem um e-mail com um tema supostamente de interesse para a maioria dos outros. Apenas se desejaria uma comunicação construtiva e de solidariedade virtual, eventualmente concreta, por exemplo em dicas para ultrapassar dificuldades com o computador ou de outro género.

Os contactos nesta idade são uma forma positiva de manter os neurónios a funcionar e de combater a solidão que é um dos grandes perigos psicológicos dos menos jovens, o incitamento à comunicação por e-mail e eventuais encontros de convívio e de troca de opiniões e de informação útil como a que tem sido aqui colocada recentemente.

Para a inscrição, basta indicar o nome, a data de nascimento, o e-mail, o eventual endereço na Internet e a área de residência. Mais do que isso, só por e-mail pessoal (encontra-se no cimo desta página do perfil de bloger). Como resposta à inscrição, receberá a lista actualizada dos elementos do CVS.

A ideia foi comunicada e logo agarrada com entusiasmo por cerca de uma dúzia de «teimosamente jovens» que consideram uma porta aberta àqueles para quem se fecham todas as portas. Está aberta a todos com mais de 70 anos e já foram admitidos três um bocadinho mais jovens.

Sempre que for admitido mais um «teimosamente jovem», a lista com os dados de todos será actualizada e difundida para todos. Desta forma cada um pode corresponder-se com todos os outros companheiros e, como o fim de cada um é imprevisível, cada um pode dar continuidade.

As regras de funcionamento serão muito ligeiras e espera-se que a experiência vá ditando algumas linhas mestras, mas poucas para não limitar a liberdade de ninguém. Uma das regras será que, embora os e-mails possam ser reenviados para todo o mundo, não devem conter a lista dos elementos do clube nem os seus endereços, para respeitar a sua privacidade.

5 comentários:

Bernardo Kolbl disse...

Boa tarde e um abraço.

Anónimo disse...

Tenho que apresentar este artigo ao meu vizinho...

A. João Soares disse...

Apesar de estarmos em tempo de férias e pouca gente passar tempo na Internet, este clube, em poucos dias, já tem 14 inscrições e muitas promessas.
Abraço

Anónimo disse...

Para a frente amigo João Soares...já convidou o Armando Magno?Ainda não tem 70, mas já faltou mais...
eh..eh!!

Abraço e força!

Mário Relvas

A. João Soares disse...

Caro Mário,
Não estamos a convidar ninguém individualmente, mas em geral. Quem bater à porta movido de boa vontade será bem recebido. Mas não temos nada da especial a oferecer, apenas a trocar, todos ao mesmo nível, para todos se sentirem bem em família de «sempre jovens»
Abraço