terça-feira, 24 de julho de 2007

Necessária remodelação do Governo

Quando aqui foram sublinhados alguns pontos fracos da governação, não estávamos a ser más línguas nem a exagerar. Apenas estávamos a alertar para a necessidade de melhor preparação das decisões e de as integrar numa linha estratégica, coerente e com unidade de doutrina, dirigida para objectivos bem definidos tendo em vista a evolução positiva das condições de vida dos portugueses actuais e do porvir. Vem-nos agora dar razão o deputado socialista Vera Jardim, conforme artigo do Jornal de Notícias de hoje que se transcreve.

Deputado do PS sugere remodelação

O deputado socialista Vera Jardim sugeriu ontem uma remodelação do Executivo "para depois da presidência portuguesa" da União Europeia. "Pode haver pessoas que acusem cansaço, menos capacidade de novas iniciativas" para a segunda metade da legislatura, "altura em que o primeiro-ministro quer manter o ritmo reformista", justificou Vera Jardim aos microfones da Rádio Renascença.

No programa semanal que mantém com Ferreira Leite, o ex-ministro da Justiça foi peremptório "Acho que um Governo que faz estas reformas, ao fim de dois anos, poderá ter a necessidade de aqui e acolá remodelar. É um clássico".

Vera Jardim acusou alguns membros do Governo de ausência de diálogo ("no caso de um ou outro ministro há défice de pedagogia - não tem sido tão bem feita"), apontando apenas um exemplo dessa atitude. Trata-se de Jaime Silva, ministro da Agricultura. O deputado critica um facto específico o de o ministro "não ter tentado explicar" a um crítico, na rua, a política pró-europeia do país, "quando o próprio comissário europeu" - que estava ao seu lado - "o fez". "Ao fim de dois anos, há um pequeno desgaste, é natural", concluiu.

No mesmo programa, Manuela Ferreira Leite admitiu que, no que diz respeito à economia e finanças, o comportamento do Governo tem sido o correcto. "Não se pode dizer que, nesses domínios, não esteja no caminho correcto". Mas, ao traçar um balanço do ano político, a social-democrata logo apontou "um travão" na Educação e Saúde. Ferreira Leite fala mesmo de "algum autoritarismo" latente, admitindo, porém, que se pode tratar de "algum azar" e não de um problema estrutural. DD

4 comentários:

Anónimo disse...

Remodelação... ???!!! Só se fôr total e radical!!!

A. João Soares disse...

Caro Amaral,
O PM tem que se decidir. No post com o título Cavaco Silva aconselha prudência encontra-se esta hipótese ou mesmo, se ela não for aceite, a demissão do Parlamento à imagem do que aconteceu com o Governo de Santana Lopes, só que o homem dos tabus não parece ter coragem para tal decisão.
Um abraço

Anónimo disse...

O cansaço apodera-se dos cidadãos e aí não há volta a dar.Quanto mais tempo se mantiverem alguns ministros...mais o povo se desacredita.

Ainda ontem, ou anteontem ouvi a ministra da educação na TV...parece que está com uma depressão!!

É preciso ministros capazes de dizerem o que querem e para onde vão!

Não se esqueçam que já tem havido remodelações...vejam quantos ministros actuais não estavam no início do governo...

Esperemos pelo fim da PUE!

Abraço

A. João Soares disse...

As remodelações que houve nem sempre oram feitas para afastar incompetentes. O Governo tem sido um mau exemplo para a pretendida AVALIAÇÃO da função publica. Tem mostrado que, nele, não há avaliação e que todos continuarão até à eternidade independentemente do seu mau desempenho.
Passado mais de metade do mandato, quais as melhorias para os portugueses que um observador independente e sério consegue arrolar? Que benefícios trouxe este governo? será que podemos esperar algum benefício até às próximas legislativas?
Abraços