sábado, 1 de setembro de 2007

Só 30% mantêm poder de compra em 2008

Com este título, o DN lança um balde água fria e suja ao rosto dos portugueses que há mais de dois anos não param de apertar o cinto, embora vejam uns tantos privilegiados, por norma ligados à política, a usufruir de regalias, pensões milionárias acumuladas, etc. que aumentam sem controlo. Os bancos, seguradoras, empresas de serviços essenciais e outras empresas com dinheiros públicos, não se coíbem de publicar lucros crescentes, que demonstram a exploração despudorada dos clientes.

Em 2008, a actualização das pensões deverá rondar os 2,3%, se as previsões do Banco de Portugal quanto à evolução do Produto Interno Bruto (PIB) e da inflação estiverem correctas (é de notar que as previsões do BP, embora com rigor de vários decimais, muito raramente se mantêm sem alteração mais de um mês!), mas apenas 30% dos reformados do Estado têm neste momento garantida a manutenção do seu poder de compra em 2008. Trata-se dos aposentados que recebem pensões inferiores a cerca de 600 euros e que, de acordo com as novas regras publicadas ontem em Diário da República, terão uma actualização salarial idêntica à evolução da inflação. Os outros terão que reduzir a sua alimentação, o que para alguns talvez tenha a vantagem do combate à obesidade!

Entretanto, continuamos a ver passar nas ruas modernos carros de alto preço! O que pretende o Governo fazer para reduzir as injustiças sociais? Como reduzir as desigualdades entre ricos e pobres? Encontrando-se todos os ex-políticos no lote dos mais ricos, estarão os governantes realmente interessados na redução das desigualdades, pondo em risco as suas perspectivas de futuro?

Estes são apenas pontos de reflexão para os intervalos do futebol, das telenovelas e das notícias dos milionários interessados na luta pelo poder dentro do BCP Millenium!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Como agravante temos também a aplicação do factor de sustentabilidade, dependente da variação da esperança média de vida, que implicará uma redução de 5% no valor da pensão de reforma por cada ano de aumento da esperança média de vida.
Este Governo aumentou também a penalização por reforma antecipada, dos anteriores 4,5% por cada ano antes dos 65. Passa agora a ser 0,5% por cada mês, ou seja 6% por cada ano.
São uns artistas. São uma verdadeira familia superstar.
Paro por aqui, pois vai começar a dar o jogo de futebol e depois ainda tenho que ir ver as gravações da novelas chiquitita...
Triste País este (ou será triste Povo, que se deixa enganar tão fácilmente?).

A. João Soares disse...

Caro José Pereira,
Cada povo tem o governo que merece. Um povo como o nosso, indiferente desleixado, inculto, os político fazem o que querem sem ninguém os incomodar. E para sua maior segurança, incitam os futebóis, as telenovelas, apoiados pelos jornais que atraem a gente para notícias banais longe dos pontos fundamentais da vida colectiva. Os grande problemas não chegam a atrair as conversas de café, com a serenidade e a profundidade adequada.
Os próprios blogs que podiam ser uma alternativa, acabam por ser colocados à margem e merecer os comentários de uma minoria de pessoas com mais preparação.
Um abraço