quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Troca de seringas na prisão

Na minha inocência, pensava que é proibido, é infracção, o tráfico de droga, a sua circulação, a sua posse em quantidades elevadas.

Mas agora fiquei a saber que há excepções. Os muros das prisões que era suposto serem bem vigiados podem ser impunemente permeáveis à droga. Um estabelecimento do Estado não cumpre a lei.

Como se passa isto? Como é possível que cá fora continue a ser proibido o tráfico de droga? Como é possível que, continuando essa proibição cá fora, a droga consiga chegar à prisão e entrar livremente? Que controlo? Que recuperação social será permitida aos presos?

Problema complicado, com inúmeros factores, positivos e negativos, que merece reflexão cuidada da parte dos responsáveis pela Justiça, prisões, Saúde, etc. Como tornar coerente tudo o que se balanceia ao sabor dos vários factores do fenómeno?

Publicado em Democracia em Portugal, em 24-09-2007

4 comentários:

PintoRibeiro disse...

Tu e eu. Vergonhoso e absurdo.
Encontrei o mesmo assunto neste blogue:
http://www.coliseu-nero.blogspot.com/
Abraço,

A. João Soares disse...

Obrigado pela visita. Este tema merece um debate profundo. Neste blog pode ser visitado o post Kits.
Abraço

Anónimo disse...

Caro A. João Soares

Mesmo sem abordar a questão da legalidade, pergunto:
Que sociedade é esta, que trata os toxicodependentes, autores da própria degradação, por norma reincidentes, como doentes - e não sou contra o seu tratamento - investindo e gastando com eles muito dinheiro e esforços; e ao mesmo tempo "ignora" praticamente tantos outros a necessitar de assistência (cancerosos, tuberculosos, diabéticos, etc...)que apenas tiveram quebra de saúde e não cometeram qualquer ilegalidade???!!!
É chocante.
Saudações

A. João Soares disse...

Caro Ze Guita,
Parece que têm razão os que dizem que todas as leis e decisões são feitas à medida da minoria oligárquica e dos seus amigos e parentes: a favor dos acusados de pedofilia, das mulheres que não têm valores mas tenham a imoralidade da IVG, dos drogados, dos criminosos que enchiam as prisões, dos arguídos de colarinho branco.
Mas, pelo contrário, como muito bem diz, os bem comportados, as vítimas dos crimes violentos, os carentes de apoios vários são ignorados, desprezados, porque os políticos não estão neste grupo maioritário da sociedade nacional.

É este o País em que vivemos e que se tornou num pântano pela acção continuada pelas políticas deformadas das últimas décadas.
E chamam a isto democracia!!!
Abraços