domingo, 28 de outubro de 2007

A bondade

Extraído do blog Maquira,

Assim como as plantas, as aves, o céu, as nuvens, os mares, os rios, as montanhas, são belezas que nos transmitem felicidade e alegria e, consequentemente, a saúde do corpo e da mente, também as virtudes como a bondade, a compaixão e o amor pelo próximo são qualidades humanas que todos deveríamos possuir para nosso próprio bem e do nosso próximo.

Tomemos como exemplo a bondade que há muitos muitos anos atrás, os nossos antepassados, com a sua simplicidade, diziam: «a bondade consiste: primeiro, não fazer mal aos nossos semelhantes; segundo, fazer-lhes todo o bem possível».

A verdadeira bondade consiste na inclinação para amar os nossos semelhantes, desculpar os seus defeitos, interpretar as suas acções de modo mais favorável, fazer-lhes bem mesmo que não sejamos retribuidos. Eis o que caracteriza os homens bons. Será que os homens e as mulheres dos nossos dias poderiam tornar-se bons, sérios, leais, cumpridores e amantes do seu próximo?

Como seria então este nosso Mundo?

Adelaide

4 comentários:

Anónimo disse...

Beijinhos da
Miai

A. João Soares disse...

Cara amiga Milai,
Obrigado por não se zangar com o meu atrevimento de lhe roubar este lindo texto sem ter pedido licença. Tive o cuidado de indicar o nome da autora e inserir um link para o seu blog. Procuro contribuir para divulgar os seus pensamentos e o nome do blog.
Beijinhos
João

Leonor C.. disse...

Muito agradecida pela sua visita. Passarei a visitá-lo.

A. João Soares disse...

Leonor C,
Ainda bem que gostou. Espero continuar a merecer as suas visitas.
Abraço