quinta-feira, 8 de novembro de 2007

E consideram-se democratas!!!...

Segundo notícia do Jornal de Notícias, uma pessoa morreu e seis ficaram feridas na sequência de uma carga policial armada sobre um grupo de estudantes que se manifestava, ontem, nas ruas de Caracas, a capital da Venezuela, contra a reforma constitucional, que visa o reforço dos poderes presidenciais de Hugo Chávez. Aos estudantes juntaram-se professores que desfilaram até ao Supremo Tribunal de Justiça, para entregarem um recurso a exigir um referendo sobre o tema.

Notícias semelhantes chegam frequentemente de outros países, como Myanmar (ex-Birmânia), Sri Lanka, Zimbabué, Nepal, etc., onde a falta de liberdade de opinião e de expressão e a ausência de respeito pelos outros, são um factor que nada tem a ver com democracias e mais se identificam com as ditaduras. Mas, estranhamente, há em países livres quem apoie e aplauda tais atitudes repressivas.

9 comentários:

Anónimo disse...

Caro A. João Soares,

Efectivamente, embora a revolução dita socialista de Hugo Chávez parecesse única num mundo dominado pelo capitalismo selvagem, tem-se vindo a transformar numa ditadura, abdicando assim dos seus iniciais contornos democráticos e populares. Confesso que era assim que eu via a Venezuela, com a subida ao poder de Chávez.

Infelizmente, enganei-me e assisto, sim, à imposição de um poder pessoal autoritário, que nega a própria liberdade de expressão.

Pelos vistos, continuamos ainda e sempre à procura de alternativas credíveis ao sistema neoliberal.

Um abraço amigo

A. João Soares disse...

Caro J Borges,
O ser humano é muito vulnerável às tentações vulgares. A vaidade, a ambição, a vontade de ostentar poder leva a abusar dele. Infelizmente, não podemos acreditar em boas intenções de políticos, porque depressa se convencem ser os únicos donos do País, os únicos detentores da verdade absoluta e isso torna-os ditadores implacáveis e irredutíveis. Apesar da evolução tecnológica, o homem continua o mesmo primitivo do tempo da pedra lascada. A tecnologia é apenas uma nova ferramenta ao serviço de instintos de outrora que se mantêm inalteráveis. Se assim não é, parece.
Um abraço

Anónimo disse...

Poder, é tudo uma questão de poder, porque a seguir vem a vaidade e a sensação de importância perante os outros. Prometem e faltam à verdade com a maior desfaçatez e desenvoltura a ponto de muita gente, pobres coitados, ficam convencidos e batem palmas. Pobres coitados. Há qq coisa de comparável com o facto de o homem ou a mulher tirar a licença de condução, entrar na viatura e agarrar no volante. Por dentro tudo se modifica. Uma simples roda. A roda de Chavez deve ser de ouro cravejada de brilhantes...

Anónimo disse...

Adelaide

Anónimo disse...

O meu comentário está cheio de enganos, as minhas desculpas.

Ainda estou a dormir...

Adelaide

Anónimo disse...

Apenas um comentário/pergunta : porquê os políticos têm todos uma memória tão curta ??? Têm é muita lata !
No vídeo Chavez declara : "... non soy diablo...".
Pois me parece que só lhe falta mostrar os corninhos. Tudo o resto está bem à vista.
Mariazita

A. João Soares disse...

Caras Adelaide e Mariazita,
Duas amigas que são sempre bem vindas a estas páginas. À Mariazita um agradecimento especial por ser a sua estreia!
O Poder e a roda do volante de ouro, petróleo, etc.
Quanto à memória curta dos políticos, tudo neles é curto excepto a verbe. Falam pelos cotovelos como bons vendedores da banha de cobra. Eles foram para a política por incapacidade de sobreviverem com um trabalho sério e honesto. Repare que nunca fizeram mais nada na vida senão aplaudirem os chefes do partido e dizerem as piores coisas dos outros partidos. Para eles política é essa guerra de palavras; Não é a defesa dos interesses dos cidadãos que neles confiaram o voto. Cada político é um ditador em potência, dependendo das oportunidades. Fazem as leis à sua medida, como agora se está a ver com as reformas acumuladas, ganhas em poucos anos de «trabalho» virtual. Eles são bons governantes dos seus interesses pessoais. Governam-se muito bem... à nossa custa.
Um abraço

Pata Negra disse...

Sempre disse do Chavez: não ponho as mãos no lume por ele!
Mas o mundo capitalista, do qual fazemos parte, precisa deste abanão! Falta a Chavez quase tudo, tem apenas muitos dólares de petróleo para dar uns poucos aos pobres. Parece não ter ideias, nem estratégias, nem jeito! Mas tem a coragem de enfrentar a corrente! Os pobres, esses, podem não ter um futuro brilhante, mas nada têm a perder! Afinal de contas, algumas migalhas lhe estão a chegar. Dantes, com a economia florescente, tinham nada. Agora, terão um pouco mais de nada!
E a democracia? Isso não é coisa de pobres, é coisa de gente remediada! Pobre abstem-se por norma, rico abstem-se porque já não precisa! Puta que pariu a democracia! A democracia precisa de uns abanões! Viva a américa latina! Viva a Venezuela! Viva a Colômbia! Viva o Chile! Viva o Equador! Viva Cuba! Viva a Bolívia! Viva a Nicarágua! Viva o México! Vivam os outros todos e digam-me em qual deles é que os pobres vivem melhor!
- Vivem mal em todos! Mas porque é que é sempre Cuba e a Venezuela e era a Nicarágua?
- A isso eu chamo anti-comunismo primário, primário porque o rejeita por princípio, eu rejeito-o porque não acredito no homem ideal!
- Chavez é perigoso. Para os povos pobres da américa latina, qualquer governante é perigoso, para uma classe média egoísta, como a nossa, haverá uns mais perigosos que outros, para os ricos nada é perigoso a não ser uma revolução - é por isso que a Venezuela é notícia!
E fico por aqui, isto já parece mais um post que um comentário!

A. João Soares disse...

Caro Pata Negra,
O seu comentário é um texto muito interessante que vem enriquecer este tema. Dizem que a democracia é o regime político menos mau, mas está longe de ser bom. Na maioria dos casos é uma ditadura com prazo mais ou menos fixo. A sua análise é muito boa e agradeço-a. Não tenha receio em ser extenso, porque só assim se explicam as ideias profundas.
Abraço