sábado, 3 de novembro de 2007

Os fogos florestais continuam

As notícias trouxeram imagens de fogos de vários pontos do País, desde a Peneda-Gerês até Santarém. Os fogos florestais andam por aí, apesar de um secretário de Estado ter dito muito ufano e arrogante que nos meses de Verão deste ano houve menos fogos do que em igual período do ano anterior, devido, segundo ele, a três factores:
- um aumento da área intervencionada,
- uma melhor articulação dos sapadores florestais e a
- uma melhor vigilância da GNR.

Intencionalmente, para que esta explicação fosse politicamente correcta, não se referiu à diferença das condições atmosféricas com temperaturas mais baixas e humidades mais altas e mais chuvas do que no ano passado.

Mas, apesar dessas medidas tão eficazes do governo os fogos aí estão com toda a sua espectacularidade, o que leva a perguntar: qual a razão de estarmos a enfrentar mais fogos do que no mesmo período do ano passado? Será que agora o mesmo governante vem a atribuir as culpas exclusivamente às condições meteorológicas? Então, porque estas só são referidas quando são agravantes da situação?

E, para evitar que o secretário de Estado fosse exposto a perguntas de jornalistas mais perspicazes e informados, apareceu o ministro e disse que os meios de combate aos fogos estão, em qualquer época do ano, prontos a reunirem-se e avançarem para o combate aos fogos. Então, como explica os fogos mais recentes? Há explicações incoerentes carentes de lógica em que só o próprio poderá nelas acreditar, se é que acredita.

3 comentários:

A. João Soares disse...

Apesar das medidas pomposamente anunciadas e elogiadas pelo MAI, os fogos continuam, como se vê em mais esta notíciaSábado foi o dia com mais fogos este ano

PintoRibeiro disse...

É o Inverno...lololol.
Abraço.

A. João Soares disse...

Gabaram-se da eficiência das suas medidas que reduziram os fogos durante o verão, mas cairam em mentira porque as medidas não são assim tão eficientes como o sr. Ascenso Simões nos queria convencer, pois nem sequer aguentam um pequeno calor de Outono!!!
Mais valia nada dizerem do que deitarem cá para fora asneiras consecutivas.
Oxalá muitos eleitores se lembrem de tudo isto nas próximas eleições e entreguem o voto em branco, porque as alternativas não são diferentes. Dessa forma, votarão apenas eles em si próprios!!!
Abraço