segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Um gesto amigo a enfatizar

Em 29 de Novembro, o escritor Manuel Amaro Bernardo, fez o lançamento de mais um livro seu, «Guerra, Paz e Fuzilamentos dos Guerreiros» dedicado a acontecimentos ocorridos na Guiné no período 1970-1980. Embora convidado, não pude estar presente e, oportunamente, expliquei ao autor as razões de não poder corresponder ao convite. Ele compreendeu e teve a amabilidade de se encontrar comigo hoje num almoço para que me convidou, ofereceu-me um exemplar da obra e explicou muitos acontecimentos ocorridos no período coberto por este trabalho histórico que merece ser lido e confrontado com outros documentos referidos na extensa bibliografia e citados no texto.

Não se trata de um principiante em escritos deste teor e retiro da extensa bibliografia as suas seguintes obras: «Marcello Caetano e Spínola; A Ruptura; As Forças Armadas e a Imprensa na Queda do Estado Novo (18~973-174)», «Equívocos e Realidades; Portugal 1974-1975», 2 volumes, e «Memórias da Revolução; Portugal 1974-1975».

Aos amigos e conhecidos comuns que estranharam a minha ausência, fica aqui esta explicação de que não pude estar presente por virtude das minhas limitações actuais que me tornam praticamente impossível ausentar de casa fora do período das 10h00 – 15h00.
Ao amigo Bernardo dou os parabéns por mais esta obra, realista, isenta e frontal, bem documentada, que contribuirá para futuros estudos sobre os acontecimentos de uma época conturbada que tem levado tratos de polé. E agradeço a amabilidade do almoço, do livro e da dedicatória com que me honra. É uma bela prenda de Natal. Desejo a continuação destas obras por muitos anos.

2 comentários:

PintoRibeiro disse...

A manter e defender. A memória.

A. João Soares disse...

Pinto Ribeiro,
É recomendável manter e defender a amizade e a memória daquilo que pode servir de lição para hoje e amanhã.
Abraço