sábado, 15 de dezembro de 2007

Você pode estar a ser observado pelo Mundo

Segundo o semanário «Expresso» citado pelo JN você pode estar a ser filmado neste momento e a sua imagem pode estar a ser transmitida na Internet e observada por todo o mundo. Convém estar alertado. Existem cada vez mais câmaras ilegais instaladas em sítios públicos em Portugal que colocam as imagens captadas.

A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD)b já está atenta e a adoptar os procedimentos necessários para travar estes casos ilegais que atentam contra os direitos de imagem e privacidade dos cidadãos.

Embora se desconheça a amplitude deste ilícito, já se sabe de alguns casos. O bar Dromedário, afamada casa nocturna do Algarve, situado em Sagres; a esplanada Lazulibar, localizada na Praia da Luz, o Parque de Santa Catarina, no centro do Funchal.

Segundo a CNPD, estas câmaras não podem ser consideradas câmaras de videovigilância, já que essas, por lei, cumprem um outro fim o de vigiar, exclusivamente, pela segurança de pessoas e bens, sendo que as imagens devem permanecer num circuito fechada e devem ainda ser guardadas ao longo de um mês e os seus conteúdos apenas podem ser visionados em casos de investigação criminal.

3 comentários:

São disse...

Mas onde fica a privacidade das pessoas?!
Orwell terá razão?!
Deus nos valha!
Bom fim de semana.

Compadre Alentejano disse...

Hoje em dia a privacidade das pessoas é uma utopia. Em qualquer lugar, até no meu Alentejo profundo, há uma câmara apontado a nós...
Saudações
Compadre Alentejano

A. João Soares disse...

Cara São e Compadre Alentejano,
O problema reside nas más mãos que têm acesso às modernas tecnologias. Com as tecnologias modernas estamos realmente a ser seguidos passo a passo e um qualquer funcionário mal formado pode utilizar no pior sentido a informação a que tem acesso. Não me surpreendem as notícias de na actual onda de crimes da noite poderem estar implicados agentes da GNR, da PSP, dos Comandos, etc. São indivíduos com um conhecimento profundo da forma como os criminosos actuam, e da forma como as forças policiais reagem, o que lhes permite passar pelos intervalos da ordem.
Já viu quanto pode ganhar um detective quando sabe que uma mulher engana o marido ou vice-versa? Ou um «terrorista» que se encontra com A ou B.
O big Brother do livro «1984» de George Orwell, deixou de ser uma ficção para ser uma profecia e, hoje, uma realidade.
Isto prova que por pior que imaginemos o futuro, ele será sempre pior!!!
Quando passamos na via verde das autoestradas ou ligamos o telemóvel ou vamos ao multibanco deixamos uma pegada indelével que testemunha os nossos passos. Além disso basta passar determinadas portas ou passar junto delas para a nossa figura ficar registada. Mas diz a CNPD que isso está legal e controlado! Resta saber as garantias existentes acerca de cada funcionário que mexe com os registos!
Um abraço