quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

E você? Importa-se?

Bertold Brecht escreveu. Serve para pensarmos. E você acha que não deve importar-se?

Nesta hora de País sem Norte, de gente sem Valores, de porto sem abrigo, deixem-me compartilhar convosco a memória que tive, agora mesmo, ao sentir o nevoeiro do rio e a cedência do mar, a entrar pela varanda escancarada, perguntando-me se ainda cá estava.


Primeiro levaram os negros.
Mas não me importei com isso.
Eu não era negro.

Em seguida levaram alguns operários.
Mas não me importei com isso.
Eu, também, não era operário.

Depois prenderam os miseráveis,
Mas não me importei com isso,
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram os desempregados,
Mas, como tenho o meu emprego,
Também não me importei.

Agora estão me levando.
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém,
Ninguém se importa comigo.

Bertold Brecht

2 comentários:

Bernardo Kolbl disse...

Ontem como hoje, infelizmente.
Um abraço.

A. João Soares disse...

A humanidade tem pontos fracos que não são fáceis de curar. Mas devemos fazer um esforço para a sua terapia.
Abraço