domingo, 20 de janeiro de 2008

«escandalosa» pensão e indemnização deTeixeira Pinto

A indemnização e a pensão vitalícia atribuídas pelo BCP a Paulo Teixeira Pinto é considerada «um escândalo», classificando-se como «um dos muitos casos em que os que estão no poder se apropriam de tudo».

Na edição de hoje, o Público noticia que «Teixeira Pinto (ex-presidente da comissão executiva do BCP) recebe do banco uma reforma vitalícia de 35 mil euros por mês», o que em termos de salários mínimos nacionais é chocante. Representa muitos anos de salário de enorme número de portugueses.

O agravamento do custo de vida para as famílias leva a afirmar ser «tempo para os portugueses se indignarem», pois os «condicionalismos económicos» que os trabalhadores enfrentam actualmente «pesam muito na disponibilidade para a luta».

Texto baseado em Diário Digital / Lusa

6 comentários:

São disse...

Ainda mais escandalosa, porque Teixeira Pinto é um himem muito ligado ao catolicismo...
E que eu saiba Jesus não foi banqueiro!

Feliz semana.

A. João Soares disse...

Amiga São,
Católico era também o frei Tomás que dizia «façam o que eu digo mas não façam o que eu faço!».Todo o homem tem virtudes e defeitos, e muitos não têm força moral para resistirem às tentações. O problema aqui está na máquina que foi criada, no regime e, como todos os políticos têm aspiração de arranjar um tacho nestas empresas, não querem matar a galinha dos ovos de ouro, e não querem restringir estas situações escandalosas.
E, assim, embora se diga que estamos em democracia e somos um país do primeiro mundo, tudo se passa como se estivéssemos no terceiro ou quarto mundo. Uns quantos comem tudo e não deixam nada para os outros que vivem cada vez com mais dificuldades.
É pena os jornalistas andarem de olhos vendados e não se referirem a estes valores em termos de quantos SMN representam. E os que ganham apenas o SMN têm de viver e de sustentar a família. Onde está a justiça social?

Compadre Alentejano disse...

Trata-se, apenas, de mais um escândalo. O Banco de Portugal devia de regular estas reformas que ofendem o povo português.
Para além destes 35.000 euros mensais (cerca de 90 salários mínimos, ainda recebeu dez milhões de euros como indemnização!
Um abraço
Compadre Alentejano

A. João Soares disse...

Caro Compadre,
O resultado das suas contas merece ser meditado. Ele ganha por mês sem trabalhar o mesmo que um trabalhador no activo que recebe o salário mínimo nacional recebe em 6,5 anos!!! SEIS ANOS E MEIO a trabalhar para receber o que aquele senhor recebe num mês sem nada fazer!!!
País do quarto mundo!!!
Isto é escandaloso, embora se trate de uma empresa privada, mas que cobra altos custos por cada operação que faz aos clientes.
Um abraço

Zé do Cão disse...

Deixa lá homem não te esfarrapes.
No millennium era tudo à grande e à francesa.

Quando se começarem a coçar com "tinha" é que me vai gozo.

A. João Soares disse...

Zé do Cão,
Era à grande e continuará a ser. Os amigos dos políticos têm que ser bem tratados e remunerados.
A indemnização de cerca de 10 milhões corresponde a cerca de 23.470 salários mínimos, ou seja cerca de 30 anos de 14 meses de salário mínimo.
Mas é lá e em outros tachos semelhantes que irão sedimentar os actuais políticos no Poder!
Convém que se medite nisto.
Abraço