terça-feira, 11 de março de 2008

Alguns conselhos aos idosos

Segundo notícia do DN de hoje, a GNR de Santa Maria da Feira anda pelos centros de dia a deixar conselhos úteis aos idosos que podem ajudar a evitar, com alguma facilidade, cair no conto do vigário.

Não estamos perante uma onda de burlas a idosos, pois este tipo de crime ocorre de forma esporádica. Mas publico aqui alguns dos conselhos práticos que podem ser úteis.

Aconselha-se a não atender estranhos ou alguém que exija dinheiro por serviços públicos sem estar devidamente identificado. Esta é uma das "pequeninas coisas" que devem ser tomadas em devida conta pelas pessoas de mais idade e que passam os dias em casa, normalmente, sozinhas, sendo um dos alvos preferidos dos burlões.

Em primeiro lugar é necessário ter sempre uma postura de calma nas abordagens que são feitas. Os pedidos de cobranças ou levantamento de dinheiro duvidosos, por parte de indivíduos ainda que apresentem identificação, devem ser remetidos sempre para familiares ou vizinhos conhecidos de forma a confirmar se se trata ou não de uma burla.

As pessoas devem reencaminhar esses casos para familiares, vizinhos ou instituições que frequentam, a fim de, assim, evitar que sejam eventualmente enganados, pois, normalmente, quando se mostra "cautela e sensatez" o burlão é levado a desistir.

É preciso resistir a propostas que chegavam, até pelo telefone, de vendas que muitas vezes são trafulhice.

É aconselhável que os idosos se habituem a utilizar meios de pagamento electrónicos, através dos quais é fácil levantar dinheiro, mas não devem facultar cartões ou códigos a estranhos.

Há estudos segundo os quais os burlões abordam com "mais facilidade" pessoas "tristes e cabisbaixas" tentando aproveitar-se dessa situação de debilidade "com propostas encantadoras". A amabilidade excessiva é, muitas vezes, uma forma de ludibriar.

4 comentários:

Alexandra Caracol disse...

Olá amigo João,

Passei por aqui para me actualizar.

Em especial achei este post muito formativo e informativo.

Beijinhos com amizade

Alexandra Caracol

A. João Soares disse...

Cara Alexandra,
Obrigado pela visita. O post é muito simples, mas é dedicado aos amigos do Clube Virtual de Seniores, como o título sugere.
Divulgar bons conselhos e tratar os visitantes com urbanidade no sentido de inspirar amizade, debater ideias com modos educados e sem ferir as pessoas que pensam de maneira diferente é uma virtude que procuro desenvolver, coisa que não tem acontecido da parte de um visitante que só procura semear o joio e a cisânia, sem razão aparente!
Mas isso não vem ao caso do seu comentário que traduz a sua simpatia espontânea e natural.
Cumprimentos ao marido e beijos à Débora
Beijos
João

a casa da mariquinhas disse...

Boa noite, amigo João.
Aí está uma atitude muito louvável, a da GNR de Vila da Feira. Este exemplo deveria ser seguido, e por todo o país. Infelizmente há muitos idosos(e até de menos idade...) que não têm conhecimento de tantas notícias que se ouvem sobre o "conto do vigário", e que são potenciais vítimas. E esses bandidos sabem bem onde actuar - junto de pessoas mais idosas, mais frágeis, menos esclarecidas.
É também de louvar a sua chamada de atenção. Nunca é demais insistir nestes assuntos.
Beijinhos
Mariazita
http://acasadamariazita.blogspot.com

A. João Soares disse...

Cara Mariazita,
Muito obrigada pelo seu incentivo. Considero que um blog, além do prazer de escrever e de suscitar o debate de ideias, criando laços de amizade entre os comentadores, deve ter um papel cívico, difundindo cultura, in citando as pessoas a usarem o seu próprio pensamento e difundindo conselhos como estes, da segurança pessoal contra perigos diversos, alertando pra a conveniência da segurança nas estradas e da protecção do ambiente.
Beijos
João