segunda-feira, 10 de março de 2008

É DE GARGALHADA!!!

Quando a arrogância a auto-estima, o auto-convencimento e a vaidade são exagerados, as pessoas caem no ridículo. E só merecem uma gargalhada bem sonora.

Apareceu num dos meus blogs o seguinte «comentário».

«Passei para lhe dizer que já chega de utilizar o pseudónimo. Vai mais de um ano e meio...»

Eliminei-o por duas razões:

1. Não obedecia ao pedido que fiz aos meus comentadores, pois nada diz que ajude a melhor compreender o tema do post em que foi colocado, nem a favor nem contra. Só pretende espicaçar.

2. Foi colocado por um indivíduo que costuma eliminar os seus comentários pouco tempo depois de os colocar, deixando de pés no ar os comentários seguintes que a ele se refiram. Assim poupei-lhe o trabalho de o eliminar.

Quanto ao «pseudónimo», acho uma insensatez que traduz que quem se considera sábio e senhor de toda a verdade acaba por mostrar grande ignorância. Esse indivíduo não me conhece pessoalmente mas apenas por contactos virtuais, há pouco mais de ano e meio, e ignora que uso este «pseudónimo» desde 1945, há quase 63 anos, ainda esse jovem não era nascido!!!

Se ele perguntar a qualquer das pessoas que me conheceram desde essa data ela me reconheceria por esse «pseudónimo». Se se der ao trabalho de consultar os jornais desde 1999, encontrará muitas cartas ao director assinadas por este «pseudónimo». E saberá melhor quem eu sou se procurar nas revistas «Grande Reportagem» e «Sábado» as entrevistas que me fizeram, tal como na RTP1, a propósito dessas cartas. Tanto as cartas aos jornais, como os blogs são perfeitamente identificáveis pelas pessoas que me conhecem, pois não se trata de pseudónimo, como é óbvio.

Se apesar desses testemunhos, não ficar capacitado a preencher a ficha para o SIS, o SIEDN, a CIA, ou o KGB, ou outro serviço para que trabalhe, poderei fornecer cópias dos meus cartões, de Identidade, Fiscal, Multibanco, ACP, CGA, SNS, mas para isso, tenho que exigir muitos milhares de euros para poder contratar uma equipa de guarda-costas, porque, com tal pessoa, passarei a estar em grande perigo!!!

Se o ridículo matasse, esse indivíduo já tinha desaparecido depois de ter num só post da Voz do Povo colocado 40 comentários que eliminou de seguida, e de ter utilizado as mais diversas identificações, mesmo de colegas bloguistas.

Mas mesmo que fosse pseudónimo, não haveria grande mal. Há muitos bloguistas de quem não se sabe o nome, e este comentador que exige a «verdade» nada tem com isso, falta-lhe autoridade para tal. Parece estar a levar demasiado a peito as funções que os tais serviços lhe atribuem!!!

5 comentários:

José Lopes disse...

Caro amigo
Infelizmente há por aí quem se entretenha a fazer asneira da grossa, tentando condicionar a opinião alheia com baboseiras e até com ameças mais ou menos claras. Também já passei pelo mesmo, e tentei ignorar limitando-me a não responder, o que resultou em quase todos os casos. O "engraçadinho " mais persistente passou a fazê-lo através de correio electrónico, mas também acabou por desistir.
Admito discordâncias e opiniões diversas, mas insultos ou ameaças vão direitinhas para o balde do lixo, logo que detectadas.
Cumps

Beezzblogger disse...

Caro A João Soares, é de veras gritante esta moda de se apoderarem dos nomes e perfis de outras pessoas para comentar, eu tb lá tenho disso no meu blog, e agora optei por uma nova moda também, que é DESPREZO e eliminação dos mesmos.

Aceite esta sugestão, as pessoas só têm a importância que nós lhe dermos.

Abraços do Beezz

A. João Soares disse...

Caros Guardião e Beezzblogger,
Agradeço muito as vossas palavras. Concordo convosco. Certamente, o engraçadinho acabará por se cansar de perder tanto tempo. Não digo mais.
Um abraço de amizade para cada um de vós.
A. João Soares

Mariazita disse...

O João já ouviu falar daqueles garotos que fazem asneiras, umas atrás das outras, só para chamarem a atenção dos "grandes" ???
É isso, meu amigo: garotices para chamar a atenção!
Infelizmente, garoto nem sempre significa criança.
O melhor é o desprezo. Ignorar a existência. Vencê-los pelo cansaço!
E seguir em frente.
Beijinhos
Mariazita
http://acasadamariazita.blogspot.com

A. João Soares disse...

Cara Amiga Mariazita,
É muito interessante esta sua visão da personalidade das pessoas, resultante de uma ponderação amadurecida pelo muito saber adquirido e de uma vivência numa família feliz e num grupo de amigos com quem partilhe simpatia e empatia.
Penso que os blogues são um óptimo veículo de cultura, de comunicação e de criação de amizades alargadas, entre pessoas educadas que sabem discutir ideias, por mais diferentes que sejam, sem ofenderem as pessoas, respeitando o direito que cada um tem à sua opinião sem querer impô-la aos outros, mas apresentando argumentos convincentes, em sua defesa.
Tenho aqui criado bons laços com pessoas com ideias muito diferentes das minhas, porque procuro, com um linguagem urbana, aceitar o seu direito à opinião, embora não me sinta obrigado a a ela aderir totalmente. Em cada comentário por mais discordante que seja, encontro sempre algo de positivo que sublinho. Mas há aqueles , mal intencionados, que não merecem senão desprezo, como a Amiga Mariazita diz.
Obrigado
Um abraço para o seu marido. Beijos
João