sexta-feira, 7 de março de 2008

Uma hora

Uma criança perguntou timidamente ao pai quando este regressava do trabalho:

Pai, quanto é que ganhas por hora?


O pai, friamente, respondeu:
Para que queres tu saber? São dez euros por hora.

Então, pai, poderias emprestar-me três euros?

Então é por isso que queres saber quanto ganho por hora? Vai para a cama e não me aborreças mais!

Já era noite quando o pai começou a pensar no que tinha acontecido e sentiu-se culpado. Talvez o filho necessite de comprar algo.

Entrou no quarto e perguntou-lhe baixinho:
Filho, já estás a dormir?

Não, pai.

Olha, aqui tens os três euros que me pediste.

Muito obrigado, pai.

Depois a criança levantou-se, foi buscar os sete euros do mealheiro e disse ao pai:
Agora já tenho dez euros! Pai, podias vender-me uma hora do teu tempo?


Os pais podem dar coisas aos filhos. Mas o que eles mais necessitam é que lhes dêem tempo para os escutarem.

Recebido por e-mail

2 comentários:

Gisele Claudya disse...

Caro João,

Vejo os temas abordados aqui e confesso que sinto saudades dos tempos em que eu era criança, dos tempos que os meus pais me levaram pela mão, me guiando e me poupando de tudo e de todo o mal.
Hoje, como vivo numa cidade muito violenta, acabo me fechando para os problemas do mundo pois eles me assustam. São tantos, não?
Mas me orgulho em saber que tenho um amigo que entende tão bem os assuntos e os aborda de forma clara.
Parabéns.
Beijinhos

A. João Soares disse...

Gisele Claudya,
Compreendo as tuas preocupações com a insegurança e os perigos de andar na rua. Mas, minha amiga, o medo nada resolve e é preciso correr riscos, com a devida precaução, e fazermos uma vida normal. Ter medo é fazer o jogo dos terroristas que pretendem mesmo isso, ter terror e ficarmos tolhidos.
Desejo que sejas feliz com o filho e que nada de mal vos aconteça.
Beijos
João