sábado, 5 de abril de 2008

40º aniversário da Primavera de Praga

O Jornal de Notícia traz hoje a seguinte notícia
Primavera de Praga foi há 40 anos

Faz hoje 40 anos que a sociedade da ex-Checoslováquia foi surpreendida, pelo inusitado, quando conheceu as propostas reformistas dos intelectuais que encorporavam a chamada Primavera de Praga, movimento gerado em 1968 no seio do Partido Comunista Checo (PCC) - então no poder desde 1948 - e que visava promover grandes mudanças na estrutura política, económica e social do país. Era uma experiência que se autodefinia como "socialismo com rosto humano", liderada por Alexander Dubcek, então primeiro secretário do Comité Central do PCC. Ao lançar o movimento, Dubcek reafirmara aos dirigentes da ex-União Soviética os seus incondicionais apoio e fidelidade, mas tais promessas foram rapidamente anuladas pelas aspirações de grande parte da população, sobretudo a juventude que, à semelhança da francesa (que então caminhava para "Maio de 68") desejava uma nova evolução social.

NOTA: Porém, o regime soviético, não sendo uma democracia, não podia permitir tal liberdade heterodoxa que iria minar a União, a qual, não tendo uma doutrina realista e humana, era assente no autoritarismo, no controlo das pessoas e no medo e, por isso, interveio e, como a vontade de liberdade dos Checos era grande, teve de usar de força bruta e, em 20 de Agosto a Primavera teve o seu termo ao fim de 137 dias de esperança de mudança. Como aqui foi referido no post Esmagamento da Primavera de Praga

4 comentários:

Anónimo disse...

Quando teremos nós a nossa PRIMAVERA??? Ou vamos sempre viver neste INVERNO (INFERNO queria eu dizer)!!!!
Soares da Cunha

A. João Soares disse...

Caro Amigo,
Tudo o que tem início terá fim, Assim, temos de ter como certo que este INFERNO acabará, talvez mais cedo do que os beneficiados da actual «democracia» dura possam pensar.
E não percamos de vista as mudanças do significado da palavra democracia, usada pelos satélites soviéticos da Europa de Leste, pela Coreia do Norte, entre outros Estados modernos.
Será que esta palavra ainda merece o crédito que inicialmente lhe foi concedido???
Abraço
A. João Soares

Anónimo disse...

Tens razão a palavra está gasta e o conceito foi totalmente desvirtuado. Há que ter pensamentos positivos, como dizem os nossos irmãos Brasileiros! Eles também bem precisam deles para vencer os seus problemas....
Soares da Cunha

A. João Soares disse...

Caro Soares da Cunha,
Vão longe os tempos gregos em que Democracia significava governo do povo para o povo. Hoje democracia significa somente que há eleições periódicas, mesmo que os eleitos sejam sempre os mesmos e com votação de 98%. Exemplos. Coreia do Norte, Síria, Líbia, Cuba, Zimbabwe, Sri Lanka.
Provavelmente, até os assessores do CEMA, consideram que há democracia na perseguição ao reformado Luís Alves de Fraga!!!
Um abraço
A. João Soares