segunda-feira, 14 de abril de 2008

Que se passa. Poema de Vicky

Trago aqui mas um poema de Viçoso Caetano, o Poeta de Fornos de Algodres, a adicionar aos que foram aqui publicados, de que se referem, por exemplo, Democracia, A (minha) Mensagem e Ao Combatente do Ultramar Português, todos impregnados de um grande Patriotismo e profundo Amor a Portugal, o que nos dias de hoje vem sendo raro.

QUE SE PASSA ?

Afinal isto não é uma ameaça,
É antes o prelúdio da desgraça
Que a falta de decoro e de respeito,
De algum modo assim se denuncia
Nas palavras de um Homem insuspeito
Que veio por a nu a hipocrisia
Que and´aí a torto e a direito
A encher “bocas” com a Democracia.
Como s´esta palavra, com efeito,
Não fosse de conceitos tão vazia
Que´o Zé Povo simples e escorreito
Nela já só vê demagogia….

E por mais que lhe digam qu´é perfeito
O sistema que a poucos privilegia,
Em contrição, bate com a mão no peito
E jura com um ar insatisfeito,
A que empresta alguma ironia,
Que jamais votará na utopia.
Pois quem quer que venha a ser eleito,
Outro não é, senão mais um sujeito,
Que “come” da mesma confraria,
Uns milhõezitos que são uma ninharia.

Viçoso Caetano (O Poeta de Fornos de Algodres)
Fev2008

1 comentário:

A. João Soares disse...

Caro Viçoso
Em vésperas de comemorar os 34 anos do 25 de Abril, vale a pena recordar a linguagem do PREC (Processo revolucionário em curso), com referência à «ameaça» e às «mãozinhas de reaça» que procurava sabotar os avanços da «democracia».
Este poema de V.C. é oportuno e não é de todo inocente. Nada acontece por acaso. Como se diz no post anterior «A 'lei da rolha' está aí», a ditadura está entre nós, quando surgem esforços para a instalação de uma democracia puramente democrática, surgem as «mãozinhas de reaça» para permitir a continuidade da corrupção, da imunidade, da impunidade da «elite» política e económico-financeira. Os que pretendem a verdadeira democracia, transparente e orientada para o benefício dos cidadãos, são amordaçados, como acontece com o ten-cor Luís Alves de Fraga, anedoticamente sujeito a um processo disciplinar, apesar de reformado. É a tal mão a impedir a verdadeira democracia.
Aqueles que se esforçam na defesa de uma Política com P maiúsculo, ao serviço do povo soberano e contra as injustiças sociais, deparam-se com a ameaça movida pela oculta «mãozinha de reaça» dos lacaios do poder autoritário e arrogante.
Parabéns amigo Viçoso por trazeres aqui, a este modesto espaço, com oportunidade, este estímulo para a reflexão dos visitantes.
Abraço
A. João Soares