terça-feira, 20 de maio de 2008

O poder da fruta

A fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao nosso corpo o máximo em retorno. O único alimento que faz nosso cérebro trabalhar é a glicose. A fruta e principalmente a frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), é na maioria das vezes 90/95 % de água. Isso significa que ela está limpando e alimentando ao mesmo tempo.

O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efectivamente os seus nutrientes. Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio. Por quê? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado. As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde libertam os seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar.

Você já comeu alguma fruta de sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque você não a comeu da maneira adequada. Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio.

A melhor espécie de fruta é a fresca ou o sumo feito na hora. Você não deve beber sumo de lata ou do recipiente de vidro. Por que não? A maioria das vezes o sumo foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida. Quer fazer a mais valiosa compra que possa? Compre uma centrifugadora. Você pode ingerir o sumo extraído nela como se fosse a fruta, com o estômago vazio. E o sumo é digerido tão depressa que você pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos depois.

O Dr. William Castillo, chefe da famosa clínica cardiológica Framington, de Massachusetts, declarou que a fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos proteger contra doenças do coração. Disse que as frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares, e vasos capilares fracos quase sempre provocam derrames internos, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Agora, uma coisa final que gostaria que estivesse em sua mente sobre frutas.
Como se deve começar o dia?
O que se deve comer no café da manhã?
Você acha que é uma boa ideia pular da cama e encher seu sistema com um grande monte de alimentos (principalmente café e pão branco com manteiga), que levará o dia inteiro para digerir? Claro que não! O que você quer é alguma coisa que seja fácil de digerir, frutas que o corpo pode usar de imediato, e que ajuda a limpar o corpo. Quando se levantar, e durante o dia, quando for confortavelmente possível, coma só frutas frescas e sumos feitos na hora.

Mantenha esse esquema até pelo menos o meio-dia, diariamente. Quanto mais tempo ficar só com frutas em seu corpo, maior oportunidade ele terá de se limpar. Se você começar a afastar-se dos outros ''lixos'' com que costuma encher o seu corpo no começo do dia, sentirá uma nova torrente de vitalidade e energia, tão intensa que você mal acreditará. Tente durante os próximos dez dias e veja por si mesmo!

Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência chá verde) durante as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas. Deveríamos adoptar este hábito! Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino. Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento.

Um cardiologista disse que, se cada pessoa que transmitir estas ideias a 10 pessoas, pode ter a certeza de que salvará pelo menos uma vida. Seja generoso, divulgue.

De autor desconhecido. Recebido por e-mail de pessoa amiga e publicado aqui por sugestão da amiga Raimunda.

10 comentários:

José Lopes disse...

Ser saudável neste país sai caro, veja-se o preço da fruta, ainda por cima insípida e importada.
Cumps

A. João Soares disse...

Caro Guardião,
Que saudades tenho dos meus tempos de rapazinho, das maçãs bravo esmolfe à borla das propriedades da família. Do aroma do sótão onde eram guardadas até quase ao verão seguinte em cima de palha! Dos momentos em que subia cerejeira me sentava numa pernada e ali ficava a comer cerejas. Fruta fresca em quantidade!
Hoje, é como diz, cara e de má qualidade, porque vem de longes terras onde teve de ser colhida ainda por amadurecer para não apodrecer antes de chegar às mãos do cliente. E criada em climas de pouco sol, pelo que não ganharam paladar e cheiro.
Um abraço
A. João Soares

Ray Gonçalves Mélo disse...

oi João,
Gostei muito desta matéria do poder das frutas, porque gosto muito da linha naturalista, comer coisas saudáveis que fazem bem ao organismo. E aqui no Brasil temos muitas frutas tropicais de preço acessível ao consumidor, podemos dizer que é muito barato as frutas do Brasil. As verduras e legumes também tem bom preço, exceto o tomate que está um pouco caro, mas de resto o preço é muito bom.
Hoje pela manhã comi mamão papaia e pera e tomei suco de cenoura com maça. Mas olha João me deu uma vontade de tomar um café com leite bem quentinho com pão e queijo. Mas resisti. Creio ser melhor assim, pois os animais vivem anos tendo uma dieta só de frutas, não é?
Quem puder ler este teu post vai gostar muito, pois ele tem um conteúdo salutar.
Grande abraço.
Ray

A. João Soares disse...

Olá Ray,
Obrigado pelo comentário. Nós por cá, em Portugal, estamos a consumir muita fruta estrangeira que é vendida por preços muito elevados, pelo que não é muito acessível fazer uma tal dieta, mas quem puder beneficiará por seguir, na medida possível, os conselhos deste post.
Beijos
João

Isabel Filipe disse...

Não sabia que se devia comer fruta com o estômago vazio ...

que ela me faz mal a seguir à refeição é um facto ... mas sempre atribui isso ao facto de ter um problema de estomago ...

e estou de acordo com O Guardião ... a fruta está carissima e a que se compra por aí não sabe nada e em 2 dias começa a estragar ...

beijinhos

Mariazita disse...

Meu caro João
Os benefícios da fruta para a saúde são incontáveis, sem dúvida.
Há só um pormenor a ter em atenção: a fruta contém elevado teor de açúcar, pelo que os diabéticos devem consumi-la em quantidades moderadas.
Tenho uma irmã diabética que adora fruta, mas, por indicação médica, não come tanta como gostaria.
Sei que é muito saudável iniciar o dia comendo fruta, mas infelizmente não consigo! De manhã só como cereais com leite, mas como a fruta uma hora antes da refeição e ao lanche. Esta parte não estou a cumprir muito mal...-:)
Beijinhos
Mariazita

A. João Soares disse...

Isabel,
Ainda bem que este post veio trazer algum ensinamento prático! Mas nem só de pão vive o homem. Estou convencido que os nossos antepassados da época da pedra lascada comiam muita fruta, mas a esperança de vida era pequena!!! Havia os leões que os comiam, como agora comeram o dragão!!!!
Mas falando sério, a fruta tem qualidades e nutrientes muito úteis para a saúde.
Beijos
A. João Soares

A. João Soares disse...

Amiga Mariazita,
Não há bela sem senão. A fruta, como todos os produtos também tem contra-indicações. Há tempos li a notícia de um americano que para obter vitamina A, comia muita cenoura e morreu intoxicado por ter ingerido excesso de um componente da cenoura de que não se deve abusar.
O melhor variar. Conta-se que o rei D. Carlos disse ao Cardeal que o repreendia por ele ser infiel à Rainha, Srª D. Amélia, «Nem sempre galinha nem sempre rainha».
Beijos
A. João Soares

Maria Faia disse...

E viva a fruta!
Desde que não seja dominada por pesticidas e outros que tais...
Como o género humano. Em estado puro vale sempre muito mais.

Um abraço amigo,

Maria Faia

A. João Soares disse...

Maria Faia,
Já há fruta biológica criada sem pesticidas e outros produtos químicos. Mas as declarações de que assim é não são garantidas ao consumidor. Feliz quem tem uma quinta e vive em contacto com a Natureza.
Abraço
A. João Soares