quarta-feira, 4 de junho de 2008

Iluminismo do século XXI !!!

Manuela deixou um comentário, contendo mais uma comparação histórica da actualidade com uma época histórica geradora de grandes transformações sociais e políticas no mundo. Pelo interesse do texto não o podi deixar na obscuridade da condição de comentário, porque merece mais visibilidade pra benefício dos visitantes, que poderão dar seguimento ao tema com outros comentários sempre bem vindos.

E da discussão nasce a luz!:)

Prevejo que daqui a uns anos, todos os bloguistas serão considerados como a “geração iluminista”do século XXI, aquela que fez renascer um movimento propagador da luz e do conhecimento. :)

E.. aqui estou eu, lançada em mais comparações, desculpem-me aqueles que pensavam e que gostariam de ser únicos ou originais, mas a História, mais uma vez, penso que está a pregar-nos uma partida…

É que, para os iluministas do séc. XVIII, o grande objectivo era a busca da felicidade, através da luta contra a injustiça da concentração de privilégios nas mãos de apenas alguns, contra uma sociedade submissa e fanática que tornava o homem ignorante. Daí, algo necessitava de ser mudado: a sua educação, ou melhor, a capacidade do homem pensar por si próprio. Como qualquer um destes âmbitos actualmente tem merecido críticas, concluo que quem não lê ou leu blogues irá, um dia, ser comparado àqueles que viviam ainda nas “trevas da ignorância”.:)

Não foi o chamado “século das luzes” que, com a Revolução Industrial, abriu caminho para a grande mudança que culminou na Revolução Francesa?

Afinal, iluministas bloguistas já há em número considerável, (muitos mais do que numa época em que nem se sabia o que era um pc), uma nova Revolução industrial se não começou já, não anda longe, e… só falta uma 2ª Revolução tipo da francesa, plena de ideais! Mas, também ela, se não está a germinar, está à espera da sua melhor oportunidade. Com que consequências? Isso não sei… só espero que não meta guilhotinas enferrujadas…

O grande precursor iluminista, o tal René “Dés Cartes”, nome que a minha professora odiava ouvir-me pronunciar, disse que para se chegar à verdade, se devia duvidar de tudo, mesmo das coisas aparentemente verdadeiras.

Afinal, não é o que fazemos aqui? Questionamos a sociedade, a política ou até a economia, acreditamos que o ser humano tem direito à vida e à liberdade, criticamos o absolutismo governativo, o mercantilismo e os privilégios de apenas alguns, defendemos a liberdade política e a igualdade de todos perante a lei….

É claro que, na época, algo ou alguém que divulgasse ideias iluministas era imediatamente castigado. O “pobre” do Rousseau foi perseguido várias vezes só porque defendia uma sociedade mais justa e igualitária… Será da família esse “perseguidor” que tem andado a fazer das suas nos blogs?

João, já sei que vai dizer que misturei tudo, mas não consegui separar os dois posts e não sabia para onde enviar este :)
Manuela

NOTA: Agradeço esta colaboração desta amiga virtual de quem espero que crie um blog porque saber e coragem intelectual não lhe falta. Manuela, enquanto não criar o seu blog, disponha deste, enviando as suas reflexões como comentários ou, melhor, por e-mail (tem o endereço na minha ficha de blogger). Bem haja.

5 comentários:

Anónimo disse...

Um comentário, Lela, à sua intervenção…
A história por vezes parece repetir-se. Mas existe uma enorme diferença entre o passado e o presente: - no passado foi uma tragédia; no presente é uma comédia!
A crise vigente é antes de tudo e acima de tudo uma crise de valores! Os novos «valores» estão aí a chegar e advêm dos novos poderes instalados no planeta. Disse bem: PODERES!
Esqueça os iluminados, o absolutismo governativo, o mercantilismo e os privilégios de apenas alguns. Guie-se pela RAZÃO.
Com a condição única de não se esquecer que a RAZÃO ESTÁ NA PONTA DAS BAIONETAS!

M__l_

A. João Soares disse...

Hoje não estou tão certo da eficiência das baionetas. Ao fim, tudo acaba na ponta da caneta, à mesa das negociações. Quando será que os poderosos se convencem de que, se se sentarem antes de usarem as baionetas, talvez estas se tornam desnecessárias e se poupem, vidas e perdas de património?
Isto será apenas utopia? ou demasiada esperança?
A. João Soares

Anónimo disse...

Valha-me Deus, meu caro M_L (?) !!!!
Vossa Mercê ainda está mais zangado do que eu :) Já sabia disso, apenas confirmei. ehehhe
É precisamente porque pretendo que seja a RAZÂO a guiar-me, que faço estes comentários comparativos entre épocas, tentando perceber o rumo que a História deu a acontecimentos semelhantes,mas sempre no sentido de evitar baionetas e guilhotinas cujas consequências negativas são bem conhecidas.
E será realmente a "razão que está na ponta das baionetas"? Ou, pelo contrário, a EMOÇÃO, que por vezes se confunde?
Manuela

ANTONIO DELGADO disse...

faz uns dias que não passava por aqui e deparei-me com esta postagem que subscrevo plenamente e que foi das melhores coisas que li nestes ultimos dias.

Ao João e sua amiga virtual as minhas sinceras felicitações.

Um abraço
António Delgado

A. João Soares disse...

Caro António Delgado,
Agradeço as suas palavras, sempre muito sábias, embora a mim apenas caiba a pequena quota parte de ter apreciado o texto da Manuela e lhe ter dado honras de post.
Um abraço e bom fim-de-semana
João