quarta-feira, 6 de agosto de 2008

China. Polícia prende quatro britânicos

Polícia chinesa prende 4 britânicos após protesto
quarta-feira, 6 de agosto de 2008, 01:13 | Online

PEQUIM - A polícia chinesa prendeu nesta quarta-feira quatro britânicos que protestaram em Pequim pela libertação do Tibete. A identidade dos manifestantes não foi revelada, mas as autoridades revelaram ser três homens e uma mulher - eles teriam entrado na China com o visto de turista.

O protesto aconteceu no começo da manhã desta quarta-feira (no horário chinês), nos arredores do Estádio Olímpico, conhecido como Ninho de Pássaro. Os quatro manifestantes levavam dois cartazes: "Um mundo um sonho Tibete livre" e "Tibete será livre".

Segundo a polícia chinesa, dois dos manifestantes chegaram a subir em postes de eletricidade para pregar as faixas de protestos. Mas os quatro acabaram sendo detidos e foram levados para interrogatório na delegacia.

A actuação do governo chinês no Tibete é criticada mundialmente, mas os protestos internacionais foram intensificados recentemente, com a passagem da tocha olímpica por diversos países.

NOTA: Já aqui tinha sido escrito, na área de comentários, que o que se passará na China nas próximas semanas é imprevisível, ma a tónica colocada na segurança não é de bom augúrio. Pelo menos cerceia as liberdades dos jornalistas, dos visitantes e dos turistas. Cada estrangeiro será visto como um potencial terrorista, como agora esta notícia vem comprovar.

Mas o problema virá de dentro, dos descontentes, dos que agora ficam a conhecer que no resto do mundo há mais liberdade e mais conforto. A mudança da sociedade chinesa sairá de dentro, pois nada do exterior tem poder de influência para produzir e manter uma mudança sustentável. No entanto, neste momento, a presença de tantos milhares de estrangeiros na China acaba por difundir ideias de modernidade que irão acelerar o movimento de resistência à ditadura, até aos mais remotos recantos daquele grande país.

Estejamos atentos porque iremos assistir a um fenómeno interessante, embora muitos pormenores fiquem ocultos devido aos controlos sociais que o Governo impõe.

Porém, as multidões, as sociedades modernas, são movidas por actos de «acção psicológica», de «lavagem ao cérebro», muito aplicados no marketing e na propaganda política e agem como o trotil, por efeito de uma espoleta. Quando tudo parece estar calmo, ouve-se uma palavra de ordem e a desordem arranca com toda a violência. Morreu há dias o escritor russo Soljenietsin que foi um obreiro da preparação da sociedade soviética mais evoluída para o derrube do regime.

Mas, infelizmente, aparecem poucas análises sobre estes problemas e as opiniões vão ser mais orientadas para o desporto e alguma propaganda do governo chinês, tudo para manter o mundo adormecido. Convém estar atento, para observar os pequenos sinais de mudança. As autoridades chinesas têm tido a sensatez serena e eficiente para evitar que a implosão político-social da União Soviética tivesse repercussões graves no Império do Meio.

4 comentários:

Anónimo disse...

Deveras complicadas as manifestações em território chinês e demais quando se trata da independência do Tibete... Não pensamos que os quatro britânicos, mesmo com a interferência da diplomacia do seu país sejam libertados enquanto decorrerem as olimpíadas... Certamente outras detenções irão ocorrer porque várias Ong´s se infiltraram, cujos membros entraram na China como turistas. A China não vai torcer a nenhuns protestos venham eles de onde vierem e já dizia o velho Salazar: "cuidado com o perigo amarelo..."
Abraço
Jmartins

Anónimo disse...

Caro João,
A coisa começa a aquecer!
O interessante não é como isto vai começar, mas como irá acabar.
Abraço!

A. João Soares disse...

Caro José Martins,
A China não cede nem vai permitir manifestações contra a situação interna ou contra casos de outros países com quem queira manter boas relações. Vai mostrar o que é e a sua incapacidade para lidar com os direitos humanos, na óptica do Ocidente. Os Jogos Olímpicos não são muito favoráveis aos chineses, porque vão pôr a descoberto muitas das suas debilidades e, por outro lado vão dar força aos rebeldes internos. Veremos o que os jornais nos vão trazer do muito que lá se passa!!!
Uma pequena lista de títulos da comunicação social de hoje:

-China: Ataque à granada a posto fronteiriço faz 16 mortos
-China: Manifestantes confrontam-se com polícia junto a Tiananmen
-China reforça vigilância após atentado
-Três repórteres expulsos da capital e regras mais apertadas para todos
-Bush: falta liberdade expressão e religião na China é um erro
-Tibete: Justiça espanhola competente para investigar genocídio
-Pequim2008: Divulgados procedimentos para organização protestos
-Campeón vetado por Darfur

Cumprimentos
A. João Soares

A. João Soares disse...

Caro AP,
Concordo consigo. Essa ideia consta das últimas linhas do comentário anterior.
Abraço
A. João Soares