terça-feira, 5 de agosto de 2008

Físico português têm êxito no estrangeiro

Os portugueses, vivemos muito pressionados pelas notícias que nos falam de coisas efémeras e de pouco valor para o verdadeiro desenvolvimento do Pais, mas ignoramos exemplos brilhantes nas áreas que mais podem contribuir para o bem-estar, a comodidade, a produtividade e, de uma forma geral, para as condições de vida dos vindouros. Valoriza-se mais um futebolista do que um bom cientista, um bom técnico, um inventor, um inovador.

Têm aqui sido referidos exemplos de excelência de estudantes e cientistas. Hoje transcrevo a notícia do JN sobre o êxito do físico Carlos Fiolhais que dá brilho a Portugal nos meios científicos internacionais.

Cientista português mais citado
A história de... Carlos Fiolhais
Agência Lusa

O artigo científico, publicado em co-autoria com um outro físico norte-americano, tem sido uma referência essencial para numerosos grupos de investigação de todo o mundo.

O cientista português com o artigo mais citado no mundo é o físico Carlos Fiolhais, da Universidade de Coimbra, co-autor de um trabalho que acaba de ultrapassar as 5.600 citações, anunciou ontem a instituição.

Publicado em 1992, na revista norte-americana "Physical Review B", o artigo tem como primeiro autor o físico John Perdew da Universidade de Tulane, em Nova Orleães, Estados Unidos.

O artigo apresenta uma fórmula inovadora que descreve a energia de um sistema electrónico e tem como título: "Atoms, Molecules, Solids, and Surfaces: Applications of the Generalized Gradient Approximation for Exchange and Correlation".

Ao longo de mais de 15 anos, tem servido de "referência essencial a numerosos grupos de investigação de todo o mundo", com destaque para EUA, Canadá, Japão, Coreia do Sul, Alemanha e Inglaterra, refere a nota divulgada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a que Carlos Fiolhais está ligado.
A fórmula foi "adoptada por praticamente todos os programas de modelação molecular" e 5.600 citações é considerado "um número completamente fora do comum para trabalhos científicos".

"Os artigos sobrevivem quando se revelam úteis num ou, melhor ainda, em diversos domínios", afirma o físico português.

Carlos Fiolhais compara um artigo bem sucedido a "um filho que sobe na vida", acrescentando que "um pai só pode ficar orgulhoso".

Na lista dos artigos científicos portugueses mais citados estão maioritariamente trabalhos da área da Medicina, com destaque para investigações sobre o cancro e a SIDA.

No início da década de 90, os recursos computacionais em Coimbra eram escassos, refere o cientista, destacando o supercomputador que a FCTUC tem agora à disposição da comunidade de investigadores e estudantes de pós-graduação.

A fórmula trabalhada por Carlos Fiolhais e John Perdew revelou-se extremamente útil em áreas distintas da Ciência e da Tecnologia, como a Biologia, Medicina Molecular, Farmácia, Física, Química, Física Atómica e Molecular, Física dos Sólidos, Física das Superfícies, Química Quântica, Ciência de Materiais e Engenharia Química.

Tem sido particularmente usada no campo da nanotecnologia.

Sem comentários: