sábado, 2 de agosto de 2008

Futebol e interesse público

Interesse Público
João Marques dos Santos, Advogado, Correio da Manhã de 080802

“Os ataques ao interesse público agridem uma forma de pensar e de estar na vida da generalidade dos cidadãos”.

Durante as próximas semanas o interesse público vai levar uns valentes pontapés. Confirma-se, mais uma vez, que os "grandes senhores" do futebol profissional (esse mundo de interesses onde tudo está em causa menos o interesse público) têm o condão de conspurcar tudo aquilo em que tocam. Os tribunais deram-lhes trela e agora vão ter que os aturar. A eles e a todas as suas tropelias e devaneios. Quando alguma coisa corre mal e já não sabem como descalçar a bota, os dirigentes desportivos encomendam (e pagam) pareceres e vão a correr agarrar-se às saias da mamã Justiça, que mostra um desvelo inexplicável em aturar as birras dos pequenos. Mas agora a questão agrava-se.

O interesse público é um conceito sério de mais para que se permitam quaisquer tentativas de o desvirtuar. A violação do interesse público verdadeiro (que é, afinal, o único) afecta-nos a todos. Directa ou indirectamente, todos o sentimos e sabemos quando periga. Não necessitamos de ler grandes tratados ou que nenhum jurista nos venha, acrobaticamente, tentar "explicar" quando foi ou poderá ser violado. O interesse público resulta de um sentimento comum (e quase instintivo) de que um determinado valor deve ser defendido. É como o direito natural. Os ataques ao interesse público agridem uma forma de pensar e de estar na vida da generalidade dos cidadãos.

Ora, o mundo do futebol profissional é, por excelência, de alto a baixo, contrário a tudo isto.
Ao pretender invocá-lo, a FPF confunde os seus interesses de grupo com os da generalidade dos cidadãos e insulta os Tribunais e os Portugueses. E até, e sobretudo, os que gostam de futebol e o desejam limpo de todos os truques, golpadas, arranjinhos e formas singulares e pacóvias de corrupção, com prendas e prostitutas à mistura. Se o campeonato começa hoje ou amanhã, se o Boavista ou o Paços de Ferreira vão disputar, ou não, a 1ª Liga, se Pinto da Costa vai ou não manter-se suspenso, são questões absolutamente menores neste país onde tanta coisa séria periga. E pretender-se que têm qualquer conexão com o interesse público é transformar este país num corso carnavalesco. O interesse público é alheio a tricas clubísticas. Não é o interesse de nenhum organismo, clube, associação, grupo de adeptos mais exaltados ou, muito menos, o analgésico para as dores da FPF.

No caso, o interesse público, que começa a estar em causa e importa defender, consiste na salvaguarda da honra e bom nome dos Tribunais, contra todos os que pretendem servir-se deles para mascarar e adiar os seus problemas.

NOTA: Mesmo que nos custe acreditar, apesar dos direitos fundamentais «garantidos» pela Constituição da República, existem forças mal definidas, ou ocultas, que procuram anestesiar o espírito da população, desviando-a dos interesses nacionais, daquilo que a pode afectar profundamente. Para criar esse estado de modorra e sonolência servem-se de questões absolutamente menores como o futebol, os jogos olímpicos, a volta a Portugal em bicicleta, as feiras e romarias, os festivais pimba e as fofoquices com que os noticiários nos mimoseiam. Quem estará a puxar os cordelinhos? Serão os galardoados pelo Bilderberg? Os candidatos a governantes? Ou os que já o são?

5 comentários:

Sei que existes disse...

Infelizmente essa já é uma situção corrente no nosso país, e a mim parece-me que todos eles puxam os cordelinhos...
Beijo grande

A. João Soares disse...

Cara sei que existes,
E o que é mais grave, é que o povo consente e colabora indo atrás como ovelhas dóceis.
Com ta0is características o futuro apresenta-se muito problemático.
Beijos
João

Anónimo disse...

É com eu digo permanentemente vivemos no "País do Faz de Conta" e não saímos disso!

Anónimo disse...

Caro João, desculpe a expressão mas somos todos uma "carneirada" que se deixa conduzir indolente para o matadouro.
Claro que todos puxam os cordelinhos, os políticos que já lá estão, os que para lá irão, e os jornaleiros destes país!
Urge mudar a mentalidade deste povo de brandos costumes!

A. João Soares disse...

Caro AP,
Para mudar as mentalidades, todos temos de fazer um esforço para pensarmos pela nossa cabeça, e convencer os outros a não se deixarem arrastar pelos doces cantos dos vendedores da banha da cobra e os prometedores de fortunas com o jogo da bolha. Quando cada um se interrogar sobre o que será melhor para todos os cidadãos, isto melhorará. Mas as escolas não ensinam a gerir a vida de cada um, e as TV deixaram de ter a função didáctica que tinham há bem poucos anos.
Um abraço
João