quarta-feira, 19 de novembro de 2008

2.º Aniversário

Este blogue completa hoje dois anos de existência. Nasceu de uma tentativa, por curiosidade, depois de cerca de 3 meses a colaborar em A Voz do Povo, para onde fora convidado por Víctor Simões. Sem conhecimentos suficientes de informática, os erros sucederam-se, os acidentes de percurso não faltaram, mas não desisti, fui coleccionando experiência. O maior acidente ocorreu, ao segundo mês e só foi ultrapassado com a valiosa ajuda do amigo Leão Pelado e, por seu intermédio, da dica de um engenheiro informático indiano a trabalhar na Califórnia para a Microsoft, na criação de programas para novos chipes. A generosa ajuda de Leão Pelado prolongou-se e mantém-se, pelo que tenho para com ele uma grande dívida de gratidão. Também recebi dicas de outros amigos virtuais a quem estou agradecido.

Mas a existência de um blogue não depende apenas de técnica, mas também dos visitantes e principalmente dos comentadores que constituem um estímulo ao ajudarem a melhor esclarecer o tema do artigo, com achegas adequadas. Também estou grato aos visitantes que me enviaram material que me inspirou e sugeriu novos artigos. Por isso, neste momento de reflexão sobre o percurso realizado, agradeço a todos a sua colaboração nesta obra que desejo ser um contributo útil para se pensar com mais profundidade em tudo o que possa tornar melhor a imagem de Portugal, com mais bem-estar para todos os cidadãos. A vida dos nossos descendentes merece que, agora, façamos tudo quanto possamos em seu benefício real. Para isso não podemos esquecer o respeito por valores enformadores de uma sociedade mais humana, mais justa e mais potenciadora de felicidade.

21 comentários:

Paula Raposo disse...

Só há relativamente pouco tempo te conheci e graças a um comentário oportuno e que nos ajudou muito! Eu é que agradeço o ter-te conhecido. Muitos parabéns por estes dois anos aqui. Que venham mais, não é? Beijos.

Sei que existes disse...

Parabéns pela tua existência e insistência!
Beijocas grandes

Ema Pires disse...

Parabéns e tenho que dizer que sim que estou viva e vejo que tu e o teu blogue também.
Um abraço

Rosa Brava disse...

Muitos parabéns pela persistência da partilha o que tenho que, realmente, agradecer.

Um abraço e venham outros tantos...

Anónimo disse...

Ora então, aqui vão os meus sinceros Parabéns para o autor e seus blogues, com o desejo de continuação de muito boas postagens.
Abraço de Alice

Gisele Claudya disse...

Caro amigo João,
Cada vez mais me encanto com a Internet, com as coisas que aqui aprendo, com as viagens virtuais que faço mas, principalmente, com as amizade de cultivo.
Parabéns pelo blog e pela amizade que construímos.
Tb sou amiga do Leão Pelado, outro amor de pessoa. Espero um dia ir aí e tomar um café com vcs dois. Que tal?
Beijinhos.

Victor disse...

Muitos parabéns e longa vida ao blog e seu mentor.
Não é pelo facto de não postar nada que não apareço, sempre que posso, passo e leio tudo com muito agrado e bastante tenho aprendido com o amigo J Soares.
Um abraço fraterno.
VSantos

Anónimo disse...

Amigo João,
Os meus siceros parabéns por estes dois anos de grandes trabalhos e canseiras nesta tua obra cheia de humanismo, bom senso e ajuda a entender este mundo louco em que vivemos. Continua que tens parceiros que te acompanham neste trabalho diário em que te tens empenhado em prol de um mundo mais são e portanto melhor!
Um forte e muito amigo abraço,
Luis

Adelaide disse...

Encotrar o meu amigo João na Internet
foi uma coisa muito boa que me aconteceu.
Apercebi-me logo que se tratava de uma pessoa inteligente, respeitadora e preocupada com o seu semelhante. Que tenha muito saúde e muitos anos de vida feliz para que possamos continuar a ser amigos e a trocar belos comentários.
Beijo
Milai

Anónimo disse...

Parabéns muito sinceros neste 2º Aniversário.
Há blogues e Blogues. Este Blogue tem uma tal dimensão, profundidade, seriedade e objectividade, que me faz sentir pequenino para, com honestidade, poder fazer comentários a muitos dos temas que nele são tratados. Tenho aprendido muito com o que nele tens postado meu Caro João e, em especial, com os comentários que tu próprio fazes e que considero de valia estrema.
Sobre o Trabalho diário que os dois Blogues exigem de ti, direi: Bem Hajas pelo que fazes em prol do objectivo que prossegues, aliás bem expresso no "Perfil" onde defines teu lema.
Parabéns neste Abraço Amigo.
FRezende

Anónimo disse...

Olá, João :)
Engraçado...já passou assim tanto tempo? É certo que ultimamente o "meu tempo" não me permite deixar aqui aquelas "prosas" de que tanto eu gostava, mas as "espreitadelas" não deixo de as fazer...só se me bloquear a entrada ehhehe
Continuo a gostar dos seus artigos, sobretudo pelo cariz interventivo e HUMANISTA que lhes imprime e que, esperemos, nunca abandone.
Outras "lutas" me têm ocupado mas eu volto, (é uma ameaça!) ehhehe
Um beijinho grande para quem me recebeu tão bem naquelas "investidas" "revestidas" de alguma zanga :)
Manuela (nem Moura nem Ferreira!!) :)

Anónimo disse...

Esqueci-me!!!!
Parabéns , João!!
Manuela

A. João Soares disse...

Caros comentadores: Paula Raposo, Sei que exstes, Ema Pires, Rosa Brava, Ali-se, Gisele Cláudya, Víctor Santos, Luís S Cunha, Mara (Milai), Fernando Rezende, Manuela.

O meu muito obrigado pela vossa presença nesta pequena festa do apagar de duas velas. Desculpem não o fazer individualmente, mas ...tempo é dinheiro, principalmente a esta hora da madrugada!
Continuo a contar com o vosso afecto e o incentivo que me dão com as vossas palavras.
Beijos e abraços,
João

Mariazita disse...

Querido amigo João
Vim a correr, tanto quanto mo permitiram estas pernas cansadas, e afinal para obter um honroso último lugar!
Vida dura!!! A sorte é que a nossa amizade desculpa estes percalços.
Apesar da corrida para ver se chegava a tempo… consegui manter acesas as duas velinhas para poder cantar os parabéns.
E para além de “parabéns” não vou dizer mais nada. Bom...talvez... “longos anos de vida”.
Mas mais nada!
Acho que é desnecessário, é gastar tinta e papel, estar a lembrar que
- os seus blogs têm uma excelente qualidade, que
- neles o meu amigo defende sempre valores morais e cívicos, que
– os mesmos estão de acordo com a sua própria maneira de ser e estar na vida…
Para quê repetir o que toda a gente sabe?

Parabéns, parabéns, parabéns!

Um abraço do tamanho do mundo e beijinhos
Mariazita

A. João Soares disse...

Querida Mariazita,
Os amigos são uma riqueza. Não são precisos muitos. Cada um é um tesouro. Um prazer que sinto em permanência é não ter ninguém como inimigo. É certo que alguns tentaram lançar pasadas de terra, mas não me deixei soterrar e compreendo que fizeram isso por motivos de sua inferioridade moral. O perdão é próprio de Deus, mas podemos tentar imitar, neste aspecto, a divindade.
Muito obrigado pelo retrato muito favorecido que faz deste pobre «pastor de cabras na Serra da Estrela». Lembra-se?
Beijos
João

ANTONIO DELGADO disse...

Estimado A. João Soraes,
As minhas desculpas pelo demora no meu felicitar do excelente trabalho que desenvolve neste seu blog de referencia. Obrigado pelo alento que nos dá em todos os seus post. Verdadeiras obras de maturidade e reflexão que a todos como eu gostam de seriedade.
Ultimamente tenho andado afastado da blogosfera dado estar envolvido numa série de realidades, profissionais e sociais e não estar tão presente nem mesmo no meu espaço. No entanto há sempre um momento para dar um abraço bem forte, apesar de virtual, a quem generosamente faz serviço publico.

Um abraço bem fraternal.
António Delgado

A. João Soares disse...

Meu caro António Delgado,
As suas palavras vindas de onde Vêem têm um valor especial e tornam-me responsável por continuar a desenvolver um esforço acrescido para me tornar delas merecedor.
No entanto, considero-as demasiado inflacionadas e imerecidas e são fruto apenas de uma amizade virtual que se foi desenvolvendo devido ao valor dos seus artigos muito especiais que por vezes comentei.
Um abraço muito forte
João

Anónimo disse...

Amigo João,
A pedido do Ribeiro Soares junto envio o comentário ao aniversário do Blog. É que ele não se entende a enviar e passarei a ser o seu intermediário! Já lhe ensinei mas ele não consegue entrar. Tenho que o trazer a minha casa para ele fazer isso comigo presente.
“Caro Amigo
Parabéns pelos aniversários. E parabéns também pela tua persistência em mantê-los, sempre actualizados com temas de muito interesse. Votos de saúde e força para continuares.
Abraço
RS”

Anónimo disse...

Caro João,
Muitos parabéns pelos dois anos de existência! Continue como até aqui por muitos mais anos.
Os seus textos são sempre um prazer e uma das minhas leituras obrigatórias.
Conheço muito pouca gente com a sua capacidade, clareza e lucidez de escrita.
Um abraço!

A. João Soares disse...

Caro Luís,
Muito obrigado. É bom haver pessoas que ajudam as outras mesmo que seja em pequenas coisas. Aliás o mundo é feito de pequenas moléculas, de coisas simples. Nós é que temos a mania de complicar tudo.
Transmite os meus agradecimentos ao ARS e convence-o a dar um pequeno passo para entrar nos comentários. Nestes encontramos, por vezes mais profundidade de análise do que nos próprios posts. E colocar um comentário não tem nada de complicado.
Abraços
João

A. João Soares disse...

Caro AP,
Agradeço as suas palavras simpáticas.
Não é difícil escrever com as qualidade de que fala. É preciso ter a ideia, pensar nela de forma lógica coerente, com os seus componentes devidamente relacionados segundo um critério adequado. Depois, a escolha das palavras e do «estilo» deve ser assente na facilidade de ser compreendida pelo destinatário. Escrever para prazer próprio, tipo masturbação intelectual, pode ser aplicável num diário íntimo, mas não é aconselhável quando se quer transmitir algo a outros.
Na comunicação é preciso ter sempre presente se a mensagem será bem interpretada pelo destinatário. É essa a finalidade da comunicação. Não se deve deixar muito nas entrelinhas, porque isso pode causar erros graves na forma como no fim da cadeia a ideia será interpretada, se é que a ideia chega ao fim.
Não esqueço uma anedota que representa as dificuldades na transmissão, em que no navio, o cabo depois de a mensagem do comandante ter sofrido vários «retoques» disse às praças: «logo vai haver um eclipse e se chover, o eclipse é na coberta».

Um abraço
João