sexta-feira, 7 de novembro de 2008

E o que dizem os economistas honestos?

Maria José Morgado, directora do Departamento de Investigação de Acção Penal de Lisboa (DIAP), que há oito anos sugeriu publicamente "a eliminação dos paraísos fiscais", o que na altura foi um escândalo, voltou a fazer a mesma afirmação. Sublinhou que, agora, "até Durão Barroso defende o controlo ou o fim" da aplicação global do dinheiro sujo.

Segundo ela, os paraísos fiscais financiam o narcotráfico, o tráfico de pessoas, a pedofilia e a pornografia. São muitos e especializados. Em tais destinos, acrescentou Morgado, "depositam-se subornos, erguem-se fortunas ilícitas, lava-se dinheiro". Nessas "fortalezas o terrorismo usa as mesmas técnicas do crime económico".

As palavras de Maria José Morgado, não trazem novidades. Pergunto quem é que não concorda com ela? Quem se opõe ao que ela preconiza? Então, porque razão os políticos e economistas dos países ditos civilizados não estabeleceram normas que os eliminem?

O que dizem a este respeito políticos e os economistas honestos? O que têm feito para tornar a actividade financeira mais ética e mais segura, menos atreita a crises como a actual?

4 comentários:

Compadre Alentejano disse...

Portugal devia de dar o exemplo, fechando JÁ o "off-shore" da Madeira.
Claro está que o Bokassa, o amigop de Jaime Gama, vai espernear...mas não liguem...
Compadre Alentejano

A. João Soares disse...

Caro Compadre,
Deve haver moralidade e fechar tudo. Mas não há moralidade, e os políticos e economistas têm dado cobertura a este sistema ilegal e de apoio a criminosos. Como «não há almoços grátis», lema de um célebre economista, quem tem encoberto esta situação deve ter benefício na sua existência, pelo que a eliminação destes paraísos não irá além de um sonho bem intencionado. Os tubarões apoiam-se uns aos outros, e se os negócios lhes correrem mal, os impostos dos trabalhadores serão colocados ao seu serviço, como agora se vê com os bancos.
Abraço
A. João Soares

Beezzblogger disse...

Amigo, pegando na pergunta:

"Então, porque razão os políticos e economistas dos países ditos civilizados não estabeleceram normas que os eliminem?"

Porque esses mesmos políticos, como toda a gente sabe, e a Maria José Morgado também sabe, também mamam desse dinheiro sujo, e assim o deixaram andar, até que ele se matou, se autodestruiu.

Abraços do Beezz

A. João Soares disse...

Caro Beezz,
Agradeço a sua visita e o comentário. A sua resposta à pergunta é a que esperava de qualquer comentador. De si não podia ser outra. Além da corrupção e do tráfico de influências, eles aproveitam tudo o que dê dinheiro, «tacho dourado», «reformas milionárias» etc. O tráfico de droga também não será alheio ao clã.
Eles não fazem o esforço da campanha eleitoral para benefício dos cidadãos mais pobres e necessitados. Fazem esse esforço de ir às aldeias e beijar peixeiras e camponesas para colherem grossos benefícios. Repare nas remunerações directas e indirectas que o Cadilhe recebeu no BPN, e o que recebem os administradores do Banco de Portugal e das empresas estatais ou semi-estatais, Os e-mails de vez em quando citam casos muito interessantes como o boy da ERSE que se despediu e ficou com um «subsídio de desemprego» milionário, etc, etc.
Abraço
João