terça-feira, 18 de novembro de 2008

Magalhães. É difícil acreditar!

Segundo notícia do JN de hoje, «no passado dia 12 de Novembro, o primeiro-ministro deslocou-se a Ponte de Lima para inaugurar duas escolas e entregar Magalhães aos 185 alunos da Escola do Freixo e 74 aos alunos de Refóios. A distribuição foi feita pelo próprio José Sócrates e os miúdos não esconderam a sua alegria.»

Porém, inacreditavelmente, ontem veio a saber-se que, depois da comunicação social ter registado o momento e os governantes se terem ido embora, os alunos tiveram que devolver os computadores que tinham recebido.

Custa-me a acreditar, porque, a ser verdade, a cerimónia de entrega dos «notebooks» da Intel não passaria de uma farsa teatral, uma palhaçada, com fins de propaganda. O PM, com toda a sua sabedoria e lucidez de espírito, não cairia em tal acto de logro perante a Comunicação Social e, através dela, perante o povo português.

Mas já há tempos veio uma outra notícia também estranha em que é difícil acreditar. Numa cimeira ibero-americana em País da América Central, em que era suposto analisar e adoptar medidas de alto relevo internacional para benefício dos povos ali representados, apareceu alguém que, em vez de fazer uma comunicação de alto pendor estratégico, fez propaganda do «notebook» da Intel a que foi posta a alcunha de «Magalhães», em estilo de autêntico vendedor da banha de cobra da Feira da Ladra. Resta saber se aos assuntos de alto interesse para os presentes foi dado igual tempo e ênfase. Terá sido verdade??? Terão os órgãos da Comunicação Social inventado estes casos?

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem...a comunicação social inventa, inventa, pois. Mas parece que ultimamente tem andado mais atenta..as agulhas estão a virar...ou serão os temas que vendem mais ? ehhehehe
A sorte desses pequenos nessa escola é que foram avisados antecipadamente que teriam de os devolver...as devoluções só desgostaram aqueles a quem nem houve tempo de avisar...em outros locais, claro!
Manuela

A. João Soares disse...

Querida manuela,
Como vão os seus estudos sobre o iluminismo?
Os jornalistas da comunicação social, tal como os visitantes de blogs, vivem temerosos e não querem correr riscos.
Muitas das notícias que me têm inspirado para os posts são encontradas em pequenos textos escondidos ou no meio de outros assuntos. Faz lembrar as habilidades usadas no tempo da censura pelos autores do teatro de revista e pelos jornalistas e escritores de letras de canções e de livros e revistas.
Mas a teatrada do Magalhães merece ficar registada para a história!!!
Beijos
João

Anónimo disse...

João, acho que me vou dedicar ao "despotismo iluminado" ....
Beijinho pela compreensão.
Manuela

A. João Soares disse...

Querida Manuela,
Parece que todos os despotismos são iluminados, segundo a opinião dos seus agentes! Eles agem sob o efeito de faróis potentes que lhes indicam o caminho certo, que mais ninguém tem o dom de ver, por não serem merecedores de tal benesse. Olhe para o que se passa com os detentores do capital - BCP, BPN, etc - todos vivendo bafejados pela luminosidade do Poder estabelecido em seu próprio benefício de familiares e amigos.
Para já há uma excepção, a daquele génio que estudou na universidade em que se formou Barack Obama o que lhe deu a aura intelectual que o torna merecedor de ser nomeado pelo ministro da Economia para o desempenho de um cargo de alta responsabilidade!!!
Que os deuses protejam a população deste pequeno rectângulo.
Beijos
João