sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Solidariedade. Os dois cavalos

Na estrada de minha casa há um pasto. Vivem lá dois cavalos muito bonitos. De longe, parecem cavalos como os outros, mas, quando se olha bem, percebe-se que um deles é cego.
Contudo, o dono não se desfez dele e arrumou-lhe um amigo - um cavalo mais jovem.
Isso já é de se admirar.
Se você ficar observando melhor, ouvirá um sino. Procurando de onde vem o som, verá que há uma pequena campainha no pescoço do cavalo menor.
Assim, o cavalo cego sabe onde está seu companheiro e vai até ele.
Ambos passam os dias comendo e, no final do dia, o cavalo cego segue o companheiro até o estábulo.
E você percebe que o cavalo com a campainha está sempre olhando se o outro o acompanha e, às vezes, pára para que ele possa alcançá-lo.
E o cavalo cego guia-se pelo som da campainha, confiante que o outro o está levando para o caminho certo.

NOTA: Este texto foi extraído de um slide, com a referência de ser desconhecido o autor. Publico-o aqui porque precisamos de reflectir que não estamos sós e recebemos sinais daquilo que nos cerca, que nos ajudam a orientar os nossos passos no melhor sentido. Por outro lado, devemos emitir sinais que ajudem os outros a saber onde estão e para onde vão, mesmo que isso nos obrigue a abrandar o nosso passo, olhar para o lado e alterarmos um pouco a nossa rota para sermos útil a quem precisa do nosso apoio.
Por favor, ouça a sua campainha e faça com que os outros usem a sua.
Este texto dá continuidade a outros já aqui publicados como:
Faça a sua parte, Aceite-me como sou!, Revolução na Alma, O Amor deve sobrepor-se à ira, etc.

4 comentários:

Anónimo disse...

No caso dos nossos (des)governantes são na sua grande maioria cegos, surdos, teimosos e paraliticos ( mudos é que não são)e por isso não há forma de os seguir nem de seguirem quem ande por bons caminhos. É uma autêntica desgraça!!!!!!

A. João Soares disse...

Meu amigo,
Cá pelo rectângulo, nem as lições dos animais podem ser seguidas, por falta de seriedade e vontade de fazer bem. Foge-se ao culto da competência, da excelência e cai-se na mediocridade. Até já prometem deixar de haver chumbos nas escolas até ao nono ano!!! Ainda chegaremos ao ponto de levar o diploma a casa das crianças para elas não terem a maçada de se deslocarem às escolas e aturarem professores.
Abraço
João

Anónimo disse...

Caro João,
Na realidade já faltou mais!!!!!!

A. João Soares disse...

Caro Luís,
Falando com o meu habitual optimismo e ingenuidade, espero nunca lá chegar. Antes, espero que em breve, isto há-de dar uma grande volta. A actual crise financeira há-de dar resultados práticos na estruturação das sociedades e nos comportamentos das pessoas. O Ocidente está moribundo, em coma profundo, e o Oriente vai ensinar esta gente mais distraída a comportar-se de forma humana, prática, obedecendo a valores de Confúcio, Buda, Dalai Lama e outros pensadores não materialistas.
Um abraço
João