segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Portugal renascerá

O meu velho amigo George Freire, residente nos EUA há muitos anos criou recentemente o blog whatisyourquestionblog em que tira dúvidas sobre a informática e a Internet e pediu que lhe enviasse um texto para ele publicar.

Não é tarefa fácil, porque um texto em português num blog onde predomina a língua inglesa, apesar de ser lido em todo o mundo onde haja lusófonos, pode ser pouco apreciado. Como tema, dada a qualidade dos leitores que suponho serem maioritariamente portugueses, escolho um tema sobre Portugal, começando com um retrato da maneira como encaro a minha tarefa de bloguista. Como os meus leitores sabem, costumo fazer reflexões do ponto de vista de um cidadão simples e despretensioso, alertando para algo que me pareça menos correcto ou claro e sugerir, de forma mais ou menos explicita, alguma pista que me pareça sensata e adequada.

Mas, neste momento, como tais reflexões poderiam ser geradoras de pessimismo em pessoas distantes com poucas possibilidades de estarem informadas das realidades nacionais, prefiro referir alguns artigos que publiquei, em que são enfatizados casos muito significativos que evidenciam as grandes potencialidades de Portugal e o poderão fazer renascer da crise degenerativa em que tem vivido nos últimos anos. São exemplos de virtualidades muito positivas dos recursos humanos que poderão, se bem aproveitadas e apoiadas pelo poder político e pelos mecenas, contribuir para um futuro risonho, talvez comparável ao da época dos descobrimentos.

Muita gente queixa-se dos maus efeitos de deficiências do sistema de ensino mas, apesar disso, há sinais sintomáticos das apreciáveis capacidades de jovens no campo das ciências e das tecnologias.

Eis os links de alguns dos posts atrás referidos

Dois casos exemplares
Jovens portugueses em destaque no estrangeiro
Mais dois jovens em destaque
Mais um português premiado no estrangeiro
Jovens desejam preparar o futuro
Mais um caso de jovens válidos
Jovens em voluntariado louvável
Premiar emigrantes com talento
Jovens excepcionais
Jovens válidos são esperança para o País
Cavaco, Jovens e a democracia
Investigador português recebe prémio no Canadá
Francisco Veloso recebe prémio internacional
Filipe Valeriano, Português que sobressai
Cientistas portugueses em destaque internacional
Jovens cientistas portugueses
Jovens com prémios científicos internacionais
Portugal vai ressurgir!!!
Três estudantes portugueses premiados nos USA

Além destes casos, surgiu recentemente a notícia Físicos do Técnico resolvem mistério das sondas 'Pioneer'. Por ela ficamos a saber que investigadores do Instituto Superior Técnico fizeram abordagem inovadora ao problema da até agora inexplicável desaceleração das naves 'Pioneer' 10 e 11 e encontraram a solução. Anomalia é causada pelas próprias fontes de energia das naves, que têm nela um efeito térmico desacelerador

Uma outra notícia publicada em 22 do corrente diz que investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveram um sistema de transporte de vírus geneticamente transformados capazes de induzir o organismo a gerar novos vasos sanguíneos em poucas semanas, para tratar doenças vasculares.

Com o conceito já patenteado e o registo internacional em curso, os investigadores acreditam ter desenvolvido uma via para contornar certos problemas relacionados com a obstrução de vasos sanguíneos, causadora de elevada mortalidade ou diminuição da qualidade de vida.

Em caso de isquémia - obstrução de uma artéria principal –, as vias terapêuticas mais correntes são a cirurgia ou o tratamento com a introdução de um cateter, que acaba por libertar placas que podem causar tromboses. Em vez de procurar uma solução que desobstruísse os vasos sanguíneos, os investigadores de Coimbra apostaram numa via alternativa, de angiogênese, que induz o organismo a gerar novos vasos sanguíneos.

Também têm surgido notícias que referem inovações na área das tecnologias avançadas com base na informática em que são variados os softwares criados, na «linha verde» das auto-estradas, no sistema «Multibanco» e cartões de débito automático, etc.

Isto prova que há razões para optimismo quanto ao futuro de Portugal, assim tenhamos governos que apoiem as actividades mais influentes no desenvolvimento científico e social.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo João,
Artigo feliz para quem está lá longe e precisa de partilhar alegrias com quem vive por cá! E acima de tudo pelo final em que faz depender do nosso exito da forma como os nossos governantes resolvam pelo melhor as deficiências porque temos vivido últimamente! Saibam eles ler nas entrelinhas!

A. João Soares disse...

Caro Luís,
Sempre procurei fazer crítica positiva, ajudar a melhorar aquilo que precisa ser aperfeiçoado. Considero isso um dever de cidadania, aquilo que se deduz da afirmação «a soberania reside em a Nação».
Infelizmente, apesar de muitos compatriotas que praticam actos de elevado valor para o nosso futuro, poucos deles são distinguidos com homenagens e prémios nas datas em que o PR distribui benesses. Os beneficiados são «artistas» do ócio, agentes de coisas de pouca utilidade real para o País, mas que «cantam» loas à corte oligárquica que suga as energias dos portugueses.
Esta é uma das deficiências que nos minam a alma, uma evidência da falta de civismo, na sua pureza, que existe a todos os níveis.
Um abraço e Feliz Natal
João