domingo, 1 de fevereiro de 2009

A arrogância do degrau mais alto

Quem está no estrado, 20 centímetros mais alto, ou numa outra posição mais elevada tem a tentação de desrespeitar os outros e não lhes reconhecer valor e capacidade de raciocínio. É vulgar vermos políticos irados, furibundos, a vergastarem a inteligência dos eleitores, convencidos de que a sua fúria demonstra a sua razão, mas que nada esclarecem sobre o assunto em causa, nem apresentam argumentos lógicos e convincentes. As insinuações e insídias desaparecem quando as coisas forem totalmente esclarecidas. Ninguém faz insinuações sobre a lei da gravidade ou a energia cinética, porque ninguém, com alguma instrução, tem dúvidas sobre elas!!!
Vejamos neste texto, que recebi por e-mail, a arrogância do professor.

Feno na aula de medicina

No Curso de Medicina, o professor dirige-se ao aluno e pergunta:

- Quantos rins nós temos?

- Quatro! Responde o aluno.

- Quatro? - Replica o professor, arrogante, daqueles que têm prazer em gozar sobre os erros dos alunos.

- Traga um molho de feno, pois temos um asno na sala - ordena o professor ao seu auxiliar.

- E para mim um cafezinho! - Replicou o aluno ao auxiliar do mestre.

O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala. O aluno era, o humorista Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), mais conhecido como o 'Barão de Itararé' . Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre:

-O senhor perguntou-me quantos rins 'nós temos'. 'Nós' temos quatro: dois meus e dois seus. Tenha um bom apetite e delicie-se com o feno.

A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento!

Às vezes as pessoas, por terem mais um pouco de conhecimento ou acreditarem que o têm, ou por estarem num posto hierárquico superior, acham-se no direito de subestimar os outros...

Haja feno para essa gente.

6 comentários:

Anónimo disse...

Excelente história!
Divertida, com muito sentido e totalmente actual nos dias que correm.

A. João Soares disse...

N as escolas, pode ser entendida como fazendo parte das praxes académicas, mas infelizmente na vida real, encontramos casos parecidos diariamente, principalmente, por parte dos políticos.
Um abraço
A. João Soares

Portaria59 disse...

Obrigado pela visita ao meu blogue, mas, esse feno faz falta a muita gente que nos (des)governa
Alexix

A. João Soares disse...

Caro Alexix,
Infelizmente, a maioria das pessoas têm vocação para o exibicionismo de força, de dinheiro e de poder. Há um ditado que diz «se queres conhecer o vilão, põe-lhe uma vara na mão». Repare nalguns ignorantes que, por várias «habilidades», chegam a ministro, tornam-se nuns tiranetes que parecem dispostos a vergastar todos os concidadãos. Os políticos, não se coíbem de mostrar que dão guarida a um tirano, um ditador mal recalcado que, à mínima contrariedade, salta cá para fora.
Não pense que exagero. Veja o discurso e o gesto do PM quando vai à AR. É um óptimo espectáculo digno da análise de um psicanalista, que dá para uma tese de doutoramento que, depois seria muito plagiada. E nem quero falar de plágios, podia sair-me, por descuido, algum nome sonante!!!
Um abraço
A. João Soares

Anónimo disse...

Caro João,
A propósito do que dizes lembrei-me do seguinte: No tempo do gonçalvismo em que o PM era o Vasco Gonçalves uma amiga minha de origem alemã quando foi à Alemanha em conversa com um amigo dela, que era psiquiatra, falando do PM ele disse - Ao ver as imagens desse PM dado que desconhecia a lingua tirava o som e as imagens vistas dessa maneira lembravam o Hitler e um ser esquisofrénico.
Talvez que se ele fizesse agora o mesmo nos pudesse dizer o que essas imagens lhe recordariam.....

A. João Soares disse...

Caro Luís,
O tom de voz, os gestos, e até o sorriso trocista e cínico lhe denunciam os tiques. Mas o «bom» povo, na sua santa ignorância, apatia e sonolência acomodada, bebe as suas promessas e lamentações de vítima inocente. Mas já há quem esteja acordando e não vá nas suas propagandas que, por repetitivas, já enjoam.
Um abraço
João Soares