domingo, 7 de junho de 2009

Touro e cavalo brincando na arena

Começo por dizer que nunca assisti a uma corrida de touros, vulgo tourada, e não quero meter-me na polémica entre aficionados e opositores. Mas acho espectacular este vídeo porque mostra coisas pouco vulgares: o touro e o cavalo brincam com aparente alegria; as esporas para o cavalo e as farpas para o touro parecem não passar de estímulos para que a brincadeira continue. Outro aspecto é o conjunto perfeitamente sincronizado formado pelo cavalo e pelo cavaleiro, numa harmonia total de movimentos e de atitudes arriscadas, sendo visível a inteligência e a vontade do cavalo em oferecer um belo espectáculo coreográfico.
Sei que muita gente irá comentar de forma muito parcelar, olhando para aquilo que até não é visível neste vídeo. Mas arrisco as críticas ao decidir trazer aqui esta obra de arte equestre.

2 comentários:

ALG disse...

Caro A.João Soares,
Este vídeo demonstra, que a tourada é muito mais de que o sofrimento do touro, e que deverá ser vista como um espectáculo onde se misturam arte e emoção.
Efectivamente, não interessa a polémica cada vez mais acutilante, sobretudo de alguns movimentos a roçar o extremismo, porque as paixões não são, em regra, passíveis de serem racionalizadas, e é isso que a tourada é para quem gosta, uma paixão!
Para quem não gosta, percebe-se que ali está um espectáculo bárbaro, com sangue e dor, argumentos que se admitem.
É a meu ver uma discussão inócua,os que gostam não deixam de gostar e quem não gosta, assim permanecerá.
Eu também não gosto dos donos dos "cãezinhos" que poluem o espaço público onde a minha filha mais pequena deveria brincar, mas tenho que conviver com esse facto (só para dar um exemplo).
Mas que se trata de uma arte, com momentos de rara beleza e emoção, não restam dúvidas!

Cmprimentos

A. João Soares disse...

Caro Gonçalves,
A beleza dos movimentos deste cavalo é indescritível. Só Vista. O que demonstra a capacidade de ensino do cavaleiro, durante muitas horas de trabalho com o cavalo.
Quanto ao sangue, e aos que se opõem radicalmente às touradas, penso que não terão assistido ao trabalho nos açougues e à vida de muitos animais nos aviários e suiniculturas. Tenho dúvidas de que todos esses recalcitrantes sejam vegetarianos e se o forem também sacrificam a vida de seres vivos para seu prazer.
Também apreciam o esforço, por vezes fatal dos atletas, para gáudio da assistência aos seus espectáculos.
Enfim, a vida é cheia de contradições.

Abraço
João