domingo, 30 de agosto de 2009

O interior precisa de atenção

Não abona a favor dos políticos que nos têm governado o facto de o Pais com um território da forma de um estreito rectângulo ter tão gritantes diferenças entre uma delgada tira litoral e o interior do País a que ironicamente de chama o Portugal profundo. Onde estava a inteligência e a dedicação aos portugueses dos governantes que decidiram sistematicamente acumular na estreita tira litoral todos os factores de desenvolvimento em detrimento do Interior?

Por vezes, em desgarrados actos inaugurais de pequenos empreendimentos no inetrior surgem palavras bonitas que logo são esquecidas, em vez de darem lugar a estudos cuidadosos de todos os factores conducentes à redução da brecha entre o interior e o litoral. Mas nada surge nesse sentido.

E parece que o estudo não deve ser difícil de esquematizar. As empresas precisam de boas estradas para receberem as matérias-primas e os equipamentos, e para escoarem os produtos acabados, e nesse aspecto não há muitas carências. Precisam também de mão-de-obra e, para isso, é preciso criar condições de vida: escolas, centros de saúde, segurança, justiça, finanças, e outros serviços públicos que não obriguem a percorrer grandes distâncias para resolver os pequenos problemas que sucedem frequentemente.

O factor mais importante será certamente o da fixação da população que arrasta a ocupação dos elementos da família, portanto uma economia que deve desenvolver-se para absorver os recursos humanos existentes. E havendo o mínimo e continuando o desenvolvimento este torna-se imparável.

Parece haver falta de vontade ou incompetência e ausência de capacidade para avançar com consistência e coerência na boa senda previamente definida com clareza.

Estas reflexões foram estimuladas pelo artigo Jovens declinam possibilidade de viver no Interior. Mas já por várias vezes este assunto foi abordado neste espaço, como se pode ver dos links seguintes:

- O interior português está ostracizado
- O Interior abandonado pelo Governo
- Governo sem bússola nem leme?
- Desertificação do interior - 1
- Desertificação do interior - 2
- Desertificação do interior - 3
- Lição da China contra a desertificação

Sem comentários: