sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O mito das duas luas

Os abusos da Internet são muito frequentes utilizando spams, falsos pedidos de ajuda, notícias erradas, brincadeiras que, além de entupirem os canais da informação, levam as pessoas em erros por vezes muito inconvenientes.

Agora está a circular a mensagem de que em 27 de Agosto, será possível vislumbrar duas luas, devido à aproximação de Marte à Terra, o que segundo os especialistas não pode ser mais errado, como é divulgado na notícia. «Duas luas? É um mito, dizem os especialistas».

O Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO) esclarece «Isto nunca se verifica», «Mesmo nos momentos de maior aproximação Marte nunca deixa de ser somente um ponto brilhante no céu», estando muito longe de igualar a dimensão da lua aos nossos olhos.

Segundo os especialistas, «este tipo de mensagem começou a circular em 2003 quando ocorreu uma oposição de Marte (a altura em que Marte e a Terra mais se aproximam) particularmente próxima, uns meros 56 milhões de quilómetros. Essa oposição ocorreu no dia 27 de Agosto de 2003 e foi amplamente noticiada por todo o mundo. Desde então, a história volta a circular por esta altura do ano, mencionando o dia 27 de Agosto, apesar das oposições não ocorrerem nas mesmas datas», frisou o NUCLIO.

Este ano irá registar-se uma aproximação máxima, mas a 24 de Dezembro, e terá apenas 88 milhões de quilómetros, o que fica muito longe dos 56 registados em 2003. Pois bem, a Lua vai estando a 400 mil quilómetros e, por isso, bem mais visível.

Segundo os especialistas, algo similar ao que sucedeu em 2003 só acontecerá a 31 de Julho de 2018, altura em que Marte vai estar a 57,59 milhões de quilómetros de distância da Terra.

Convém que deixe de haver pessoas ingénuas que entrem no jogo mal intencionado dos que pretendem encher as nossas caixas de entrada dos e-mails com lixo e erros grosseiros.

4 comentários:

A. João Soares disse...

Transcrevo este comentário encontrado num blogue amigo:

2009/8/16 Fernando Teodoro de Gois fernando.gois@netc.pt

Boa tarde caro amigo Dr. Simão

Gostaria muito de ver as duas luas que a msg refere, mas tenho a impressão que não vai ser de certeza neste planeta e nesta galáxia...!!!
Esta msg, como deve calcular, não passa de uma brincadeira de mau gosto de algum amigo de brincadeiras com a astronomia, msg que já vem aparecendo sucessivamente todos os anos ao aproximar-se do dia 27 de Agosto, desde 2003, quando Marte esteve a cerca de 55 milhões de Kms da Terra.
Essa foi a distância mais próxima de nós a que Marte esteve e, se bem se recorda, e eu também me lembro muito bem, o planeta vermelho estava muito brilhante, mas a verdade é que mesmo de telescópio tivémos imensa dificuldade em observar as calotes polares. Que o digam as centenas de pessoas que estiveram connosco no Pico dos Barcelos nesse dia e que dali saíram decepcionadas. Será agora, em que Marte está a cerca de 180 milhões de Kms de nós, que agora vamos vê-lo como uma lua igual à nossa?
Não passa de uma brincadeira...!!!
Um abraço
Fernando Góis

Gisele Claudya disse...

Meu amigo,
Tenho feito um esforço enorme para não me tornar uma pessoa triste e amarga diante de tanta ruim que temos visto na vida, a começar pelos problemas em meu país: violência, corrupção, falta de justiça.
E até no mundo virtual essa podridão chegou tb.
Não sei se é pq agora sou adulta e estou compreendendo melhor os problemas da vida ou é pq vivo numa época onde a informação chega de imediato.
Seja como for, Deus permita que eu consiga sobreviver essa loucura ehehehe
Beijocassssssssss e vamos em frenteee, né?

Anónimo disse...

Mas, às vezes, do lixo se tira um poeminha...

duas luas

são duas luas sem violoncelo
sem o resplendor dos anjos
ou dos desesperados
apenas mais uma em noite de vidro
silente de músicos
duas luas místicas
- pálpebras sem mistério ou verdade

mas do sorvo dessas luas
nasceu o poema
sem documento ou fonte

apenas a luz sonâmbula da vida

Lilia Silvestre Chaves

Anónimo disse...

Just desire to say your article is as amazing. The
clearness for your post is just excellent and i can think you're an expert in this subject. Fine with your permission allow me to snatch your RSS feed to stay up to date with approaching post. Thanks a million and please continue the rewarding work.

Feel free to visit my webpage: viagra generique danger