terça-feira, 11 de agosto de 2009

Que dizem a isto o PM. o MAI e o MJ???

Há muitos anos aprendi que educar, disciplinar, exige que o prémio ou o castigo devem ser imediatos ao acto que os origina, para que o contemplado ligue uma coisa à outra como causa e feito. Assim o castigo serve de dissuasor de outros delitos e o prémio estimula a repetir o acto meritório.

É antigo o slogan «honrai a Pátria que a Pátria vos compensa». Esta ligação de causalidade é importante na criação de civismo de bom relacionamento entre as pessoas numa sociedade, numa Nação. O restabelecimento da Ordem Pública e a sua manutenção exigem que a justiça seja equitativa, proporcional aos delitos, rigorosa e aplicada sem demoras.

Quando o policiamento não funciona bem ou a sua acção não é devidamente seguida da adequada acção judicial, os resultados são o que se vê diariamente, de que esta notícia de hoje «Um milhão em assaltos a tabaco só em 2009» é um exemplo. E também hoje apareceu a notícia «Criminalidade demora cinco anos a ser julgada» que é uma explicação da principal causa da insegurança que apoquenta os portugueses.

Pergunta-se ao PM, ao MAI e ao MJ que medidas puseram em prática e qual o seu efeito? Numa época em que tanto se tem falado em avaliação do desempenho, fica a pergunta sobre qual tem sido o grau de eficiência do seu desempenho neste sector que muito preocupa os portugueses. E deve ser para garantir o bem-estar dos cidadãos que o Governo deve agir.

3 comentários:

Maria Letr@ disse...

Amigo joâo Soares, o cenceito «honrai a Pátria que a Pátria vos compensa» também já foi. Hoje a Pátria já nem compensa coisa nenhuma. A compensação moral virá de quem usufruir da nossa participação activa na reforma da mentalidade de muitos dos cidadãos, na assistência prestada a quem dela necessita, nas lições dadas aos governos quando a nossa intervenção em coisas para as quais eles se 'marimbaram', etc., etc., revela bons resultados. E não me venham dizer que estou a pintar o quadro com cores demasiado negras. Portugal está MESMO MAL. Não me interessa aqui relatar o que está mal, também, noutros países. Comecemos por arrumar a nossa casa, (também) para que o vizinho possa sentir-se mal por a sua estar suja.
Maria Letra

A. João Soares disse...

Amiga Mizita,

Quem é mais sacrificado são as vítimas, porque o criminoso, recebe todas as facilidades e há casos em que, sendo levado ao juiz, este como não o pode prender preventivamente para poupar o dinheiro da prisão, coloca-o em liberdade onde continua a fazer aquilo que sabe fazer, crimes.

Até onde chegará esta situação que se agrava diariamente???
Beijos
João

Luis disse...

Queridos Amigos,
Peço desculpa mas o slogan evocado que eu conheço é o seguinte: "Honrai a Pátria que a Pátria vos contempla".
Mas na realidade Ela hoje em dia nem compensa nem contempla pois os seus (ir)responsáveis nada fazem por isso. De facto a INSEGURANÇA é total e só deixará de existir quando ela tocar aos tais (ir)responsáveis. Nessa altura darão total prioridade à Segurança e à Ordem pois já lhes toca! É pena que assim seja!
Um abraço amigo.