terça-feira, 17 de novembro de 2009

Destapar é preciso

A CP e a REFER usaram cartões de crédito das empresas para pagar um almoço de homenagem à ex-Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, em vésperas de final de mandato do governo anterior, conforme notícia de hoje. Segundo esta, cerca de 50 gestores de diversas empresas públicas de transportes ter-se-ão reunido, no passado dia 23 de Outubro, num almoço de homenagem à então governante.

"Não estando em causa a legitimidade de, um qualquer grupo de cidadãos, promover encontros de natureza privada deste tipo, e não tendo o referido encontro, segundo as mesmas notícias, envolvido a reflexão de quaisquer matérias de natureza profissional ou outras eventualmente relacionadas com o sector dos transportes, estranha-se que o custeio do referido almoço tenha ficado a cargo de três empresas públicas do sector, através do recurso aos respectivos cartões de crédito, das quais estarão confirmadas a CP e a Refer".

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda decidiu questionar o Governo, através do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, se considera "adequado o o uso de meios de pagamento de actividades empresariais, no caso vertente, públicas, para financiar despesas de natureza privada e pessoal, por iniciativa dos seus próprios gestores"

Isto será considerado corrupção? Será pagar favores? Parece que o BE está a desempenhar o papel referido no artigo transcrito no post Gente com honra é indispensável. É fundamental restaurar o senti da honra, das responsabilidades e do Estado. É preciso retirar a capa que encobre actos menos dignos. É preciso destapar.

Sem comentários: