terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Justiça social e direitos humanos

China. Protestos populares estão a aumentar - estudo sociológico
Jornal de Notícias. 22 de Dezembro de 2009

Pequim, 22 Dez (Lusa) - Os protestos populares, e em particular os conflitos de natureza laboral, estão a aumentar na China, indicou um estudo da Academia Chinesa de Ciências Sociais (ACCS) citado hoje na imprensa oficial.

O relatório anual da Academia sobre a sociedade chinesa não precisa quantos "incidentes de massas" ocorreram em 2009, mas segundo o jornal Global Times, o número tem aumentado e em 2004 chegou a 74.000 - sete vezes mais do que uma década antes.

Os protestos, incluindo manifestações de ruas e bloqueio de estradas, "foram mais frequentes este ano", disse aquele jornal, publicado pelo grupo do Diário do Povo, o órgão central do Partido Comunista Chinês.

NOTA:

Os potenciais ditadores mundiais devem ter em atenção que as pessoas estão cada vez menos tolerantes em relação a abusos do poder.

É preciso mais justiça social, reduzir o hiato entre os mais ricos e os mais pobres, escalonar os salários conforme o mérito e a produtividade mas sem abusos no topo. Todo o ser humano tem o direito de viver com dignidade, acesso aos tempos livres, à alimentação razoável, ao vestuário decente, etc.

Há que difundir a ideia de que as pessoas devem ser avaliadas pelo seu valor intrínseco, a sua obra, o seu comportamento e não tanto pelo que possuem (por vezes obtido de forma menos legal e socialmente injusta)


13 comentários:

ALG disse...

Caro A. João Soares,

Desejo-lhe um Feliz Natal e um bom ano de 2010.

António Lisboa Gonçalves

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

Parece que não sou só eu...

Que este dia possa trazer
momentos de fé e de esperança.
Que possa fazer deste dia...
todos os dias da sua vida.
Que a paz possa reinar...
eternamente no seu coração...
Deixando que a alegria...
se manifeste em todos os momentos
da sua vida.

São os meus sinceros desejos...
para si neste Natal.

Da Net.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Caro António Gonçalves,

Muito agradeço a sua gentileza. Retribuo os seus votos em duplicado, com a esperança de que seja muito feliz no próximo ano e possa testemunhar grandes alterações sociais para maior felicidae dos portugueses e de todos os seres humanos.

O mundo está a precisar de decisões de repercussões muito significativas, havendo que definir bem o problema, as suas condicionantes e o objectivo pretendido, bem como a linha estratégica que conduz á concretização desse objectivo. Depois, deve haver um controlo cuidadoso por forma a garantir a convergência dos esforços, para não haver desperdício de energias e se atingir o melhor resultado.
Isto já foi escrito no post Pensar antes de decidir e de que agora me recordei quando recebo pela segunda vez o livro «SISTER REVOLUTIONS French Lightning, American Light» de Susan Dunn, editora Faber and Faber, Inc.

Feliz Natal e Bom Ano Novo
Abraço
João

A. João Soares disse...

Querida Ná,

N+os nem precisamos destas formalidades, porque partilhamos a nossa concentração nos ideais do Espírito de Natal, ao longo de todo o ano.
Como temos publicado, a felicidade, como a saúde, depende do que se come e dos pensamentos. Por isso havemos de ser felizes até ao próximo Natal, e depois tomaremos a decisão para os 12 meses seguintes. Claro que haverá obstáculos a evitar, a tornear ou a vencer. A vida é assim, mas isso já faz parte da nossa predisposição de vencer mais uma parte do percurso nesta nossa travessia da vida terrena.

Beijos
João

Luis disse...

Caro João,
As manifestações na China já atingiram Macau! São manifestações com certo relevo e que se centram na luta contra a corrupção e forma de viver pouco Humana que aí se vive após a integração desse território na China!Em Hong-Kong passa-se o mesmo! Mas não se pense que é só lá pois agora na Europa as manifestações deste tipo são o "pão nosso de cada dia"! O Mundo parece estar a acordar da letargia em que vivia! Ainda bem, ainda que tardiamente! Mas como é uso dizer-se " mais vale tarde que nunca"!
Um abraço solidário.

Táxi Pluvioso disse...

Dizem que protestar é humano.

UM BOM NATAL

Maria Letr@ disse...

Espero só que tais manifestações não aconteçam, também em Portugal e que se chegue a um consenso sobre a necessidade PRIORITÁRIA de marcar as directrizes a tomar para acabar com o abuso do poder, a ganância, o desprezo pelos que sofrem e a protecção à saúde e ao ensino. Eu ainda sou dos que estão dispostos a continuar do lado dos que lutam por isso, embora tenha momentos de descrédito. Porque não confessá-lo?
Os meus sinceros votos do MELHOR PARA SI E PARA A SUA FAMÍLIA, JOÃO SOARES.
BOM NATAL.
UM GRANDE, GRANDE ABRAÇO.
Maria Letra

A. João Soares disse...

Caro Luís,

O poder não cede. O povo está farto e irá dentro em breve reagir violentamente. Não há enquadramento nem organização eficaz que controle essa onde fúria violenta. Daí resultará uma hecatombe com muitas perdas de vida.
É lamentável que as gerações de políticos das últimas dácadas tenham deixado o mundo chegar a isto. É pena que os políticos não tenham a noção das realidades que, em tempos menos turbulentos, causaram as baixas do rei D. Carlos (1-2-1908), de John Kennedy 22-11-1963, de Anwar el Sadat (6-10-1981), de Indira Gandhi (31-10-1984), de Olof Palme (28-2-1986), de Rajiv Gandhi (21-5-1991) e, agora, de Berlusconi.
Até a China, com um regime de força, já está a braços com as reivindicações de liberdade e de direitos humanos.

A curto prazo, a humanidade vai sofrer forte abanão. A Grã-Bretanha e a Irlanda já estão a iniciar medidas de justiça social que amorteçam o choque.

Um abraço
João

A. João Soares disse...

Querida Amiga Mizita,

Permita-me que lhe peça para ler a resposta ao comentário do Luís.
que se aplica ao que me diz.
Boas Festas, Feliz Natal e as melhores perspectivas para o Novo Ano.

Beijos
João

Mariazita disse...

Esta é a minha mensagem de Natal e Ano Novo:

- Que este Natal o teu coração se faça mais puro
Para tornar melhor o Natal do futuro.

Um santo e feliz Natal na companhia dos teus entes mais queridos.
Um 2010 com mais Paz, mais Amor, e mais Luz nos nossos corações.

Abraço fraterno e beijo
Mariazita

Convido-te a ver os posts de Natal aqui:
A CASA DA MARIQUINHAS
HISTÓRIAS DE ENCANTAR

Camilo disse...

Caríssimo A.João Soares,

Desejo-lhe

Um Santo e Feliz Natal.
(Será pedir muito?!!!)
camilo

A. João Soares disse...

Querida Mariazita,

Muito obrigado pelos seus votos que retribuo com vontade de que se concretizem plenamente.

Embora o 2010 tenha que ser melhor do que o 2009 porque é quase impossível ser pior, tenho uma esperança muito firme de que será muito bom, porque as pessoas têm que acordar e andar no melhor sentido e com as devidas precauções e atitudes de coragem para que assim aconteça.

Não devemos nem podemos ficar sentados à espera que aconteçam milagres. Somos todos nós que fazemos um mundo melhor. Este será o resultado da adição de todos os nossos esforços. Querer é poder!

Desta forma, tenho que ter a certeza que cada um de nós, os nossos familiares e amigos terão um Natal Feliz e um Ano Novo com as maiores venturas. Todos os nossos desejos serão alcançados, teremos mais saúde e alegria.

E para o ano me contarão se acertei. Estou certo que sim!!!

Beijos para a amiga Mariazita e um abraço que envolva os seus familiares, amigos e todos os seres humanos em clima de amizade e harmonia.
João

A. João Soares disse...

Caro Camilo,

Muito obrigado, Retribuo com desejos de que tenha um ano com muito sucesso, com saúde e óptima disposição.

Abraço
João