terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Autarquias e ambiente

A campanha LIMPAR PORTUGAL destina-se a suprir a incapacidade, incúria, desleixo, incompetência, falta de sentido das responsabilidades das estruturas autárquicas que têm fechado os olhos perante os atropelos e as faltas de respeito pelo ambiente, um recurso inestimável que urge preservar nas melhores condições.

São muitos os casos de lixeiras ilegais, mas a que agora está a dar mais nas vistas é a criada por uma empresa que trabalha para uma Câmara local que despejou escombros, entulhos e outros lixos junto da CREL (Circular Regional Externa de Lisboa) e que, com as chuvas de Janeiro causou um deslizamento de terra em 22 de Janeiro, há quase três semanas, tendo impedido o trânsito naquela via com prejuízo para os automobilistas e para os moradores de Belas por onde o trânsito está desviado.

Desde então, diariamente, 60 veículos pesados têm retirado as terras que se encontram no tabuleiro da auto-estrada, local de onde já foram retirados mais de 80 mil metros cúbicos de terra. Com a chuva que dificulta os trabalhos, não é previsível a data em que o trânsito possa ser reaberto.

2 comentários:

Luis disse...

Caríssimo Jpão,
O problema deve ser sempre o mesmo... são as "luvas" que ajudam a que isso aconteça!!! Se forem averiguar bem é capaz de aparecer mais uma "corrupçãosinha"...
Um abraço amigo.

A. João Soares disse...

Caro Luis,

O vil metal está sempre presente. A solução de eliminar a corrupção passa pela denúncia dos sinais, dos indícios, das suspeitas. E neste caso do ambiente é dever de cada um reclamar das autoridades a punição dos culpados, desde o que colocou o lixo até ao autarca que deve detectar, averiguar e multar.

Um abraço
João