domingo, 20 de junho de 2010

Absolutismo na maior !!!

Transcrição seguida de NOTA:

Então, já não é Bruxelas?...
Jornal de Notícias. 20-06-2010. Por António Freitas Cruz

Apesar do "nó cego" em que caíram a economia e as finanças portuguesas, não me custa confessar que nutro pelo ministro das Finanças uma certa simpatia. Bem, é mais um sentimento a escorregar para a compaixão

Afinal, ele está no "olho do furacão", acompanhado por uma comandita de colegas estouvados e por um "patrão" que vive num mundo de pura fantasia. Mas, mesmo com tais atenuantes, convinha que Teixeira dos Santos tivesse mais "tento na língua".

Já era ridículo o caso das retenções na fonte. Enquanto toda a gente (incluindo comentadores encartados) se esfalfava na procura de saída aceitável, o ministro colocou um definitivo ponto final: disse, sem cerimónia, que o prazo (e cito de cor) é "o que estiver no meu espírito".

Consta que se registaram alguns sobressaltos na Faculdade onde era professor, mas foram coisas menores e, jura quem sabe, incapazes de lhe diminuir o prestígio académico.

Depois veio a história da retroactividade (a que também chamou retrospectividade…). Ainda não conheço o "tsunami" provocado pela nova criação, mas suponho que será violento. Se bem que, no actual conformismo do país, nem sei o que dizer…

Mas vejamos o que doutrinou no último fôlego do posso, quero e mando a que todos aderiram: é ao Governo que cabe definir o que é "bem público" e o que é "emergência nacional".

Mas, então, já não é Bruxelas a decidir?

NOTA: Parafraseando Augusto Gil: «E o povo, Senhor? Porque lhe dais tanta dor, porque padece assim?
Perante estes absolutistas, o Luís XIV de França, o Rei-Sol, ficaria muito apagado quando disse «O Estado sou eu». Valentes estes homens do actual Governo!!! E não aparece um valente que queira bater-se com outro valente!!!
Já há mais de um ano o absolutismo aqui foi referido.

Imagem da Internet.

2 comentários:

Luis disse...

Caro Amigo João,
É nestes momentos que aparecem os ditadores "salvadores da pátria", cautela com eles!!! Sou contra estas atitudes do "quero, posso e mando"!
Atenção, pois!!!
Um abraço amigo.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Isso é um perigo real. Só poderia ser reduzido se as pessoas não estivessem tão apáticas, sempre prontas a seguir o pastor que se coloque à frente do rebanho com o cajado.

Deviam estar esclarecidas e saber ver o que se passa e interpretar os «sábios» que falam bem semeando ilusões e falsas promessas. Mas o Poder não está interessado nesse esclarecimento.

O perigo está à espreita, o absolutismo está activo e não faltam ambiciosos para cavalgar o bucéfalo da glória.

Isto aparece subtilmente, progressivamente, controlando os cargos públicos, metendo chipes nos carros, etc.

Um abraço
João