quinta-feira, 22 de julho de 2010

Jovem premiado pela IBM

Aos 27, Samuel Martins, investigador do Instituto Superior Técnico, recebeu o Prémio Científico IBM, no valor de 15 mil euros, pelo seu trabalho sobre aceleração de partículas com recurso a plasma (gás de partículas carregadas electricamente). Samuel Martins tem 27 anos, nasceu em Leiria e cresceu em Porto de Mós, vila a que regressa sempre que pode.

Aos 16 anos "queria ser médico", mas o interesse pela Ciência acabou por conduzi-lo à Física. Concluiu este ano o doutoramento no Instituto Superior Técnico com uma tese focada no uso de sistemas físicos complexos, utilizando simulações numéricas.

Determinar o que acontece a partículas aceleradas e levadas a colidir umas com as outras constitui um dos domínios mais promissores da Física. O que Samuel fez foi simular a próxima geração de aceleradores de partículas.

No campo da Medicina, para que o cientista sempre teve inclinação, a investigação do jovem de Porto de Mós abre caminho ao desenvolvimento de instrumentos que reduzam a necessidade de equipamentos e utilização de espaço, a partir da miniaturização da tecnologia.

Trata-se de mais um exemplo que mostra aos jovens a importância da definição de objectivos e da dedicação com estudo determinado e persistente à realizações dos seus mais importantes desejos.

Ficam aqui os nossos votos para que o Dr. Samuel obtenha muitos êxitos nas suas investigações de que resultarão benefícios para a humanidade.

Imagem da Net.

Sem comentários: