sábado, 10 de julho de 2010

Jovens hoje, adultos responsáveis amanhã

Tenho aqui dado realce a todos os casos em que jovens responsáveis desejam preparar um mundo melhor, aquele mundo em que irão viver. Pretendem preparar a cama em que se vão deitar.

Agora surge no DN a notícia «Jovens preenchem tempos livres a ajudar em associações» em que vemos que «o movimento associativo tem cada vez mais influência em Portugal, como provam as 340 associações criadas no ano passado (existem 1613 no País) e a crescente aposta do Governo nas organizações juvenis e estudantis».

Cerca de um milhão de jovens têm dedicado parte do seu tempo livre para ajudar, realizando trabalho meritório em prol das escolas, das pessoas carenciadas, da formação cívica entre tantas outras áreas em que actuam, sempre em regime de voluntariado.

Há associações que trabalham também no sector social: "todos os meses recolhemos roupa para depois entregarmos aos sem-abrigo no Campo Grande." Outras trabalham muito com populações carenciadas, filhos de imigrantes, mas não só, pois também tem vários portugueses. "Apostamos essencialmente na música e no desporto como forma destes jovens se relacionarem com pessoas de outras nacionalidades, de outras raças".

Ajudar não é apenas dar esmola mas principalmente a facilitar a resolução de problemas e de situações. Estas actividades contribuem também para o objectivo de melhorar a forma como os jovens se relacionam, desenvolver o sentido de responsabilidade, a capacidade de liderança de comunicar directamente com outras pessoas, de interagir com a comunidade.

Estas actividades têm potencialidades que complementam o trabalho social das escolas e a educação recebida em família, preparando os futuros adultos para uma vida em que não sejam vítimas do apego patológico ao dinheiro como deus único na vida, gerador de crises graves, como infelizmente hoje acontece. O voluntariado merece apoio e aplauso.

Imagem do Diário de Notícias.

4 comentários:

Celle disse...

Meu querido, João, é a força do jovem, é sua energia, disposição, meu neto de 19 anos faz duas faculdades, administração e ciências aeronauticas, já de férias, ontem me dizia; Vó quero administrar uma companhia aerea, não quero ser piloto, quero ser administrador. E leva todo jeito sabe o que quer é determinado, e um bom jovem!
( coisas de vó, me desculpe!)
Celle

Rogério Pereira disse...

Eis uma boa novidade!
Tinha impressão de que a realidade seria bem diferente. Vou acompanhar este tema mais de perto, pois tenho netos que vão entrar em idades de maior necessidade destas coisas...

Abraço

Luis disse...

Caro João,
A Juventude está ávida para ajudar veja-se a forma como apoiou a "Operação Limpar Portugal" onde teve papel preponderante nas diversas acções que decorreram ao longo do País.
O que é preciso e se não vê fazer é encaminhá-la para Grandes Objectivos que os motivem ainda mais a "CRESCEREM" na VIDA!!!!
Sem motivações fortes e sem acompanhamento adequado podem cair nos vicios, na droga, no jogo,nos "gangs" e perderem-se definitivamente para eles e para a sociedade em que estão inseridos!!! Durante algum tempo foi isso que aconteceu, felizmente parece que está a mudar esse panorama miserável que se viveu até há muito pouco tempo atrás!!!
Um abraço amigo e sempre alerta!

A. João Soares disse...

Caros Celle, Rogério e Luís,

O grande objectivo aqui prosseguido é tomar conhecimento dos males do mundo e contribuir para melhorar a vida da humanidade. É preciso ultrapassar a podridão em que as gerações com menos de 70 anos lançaram a vida das sociedades, cá e pelo mundo. Para fazer tal regeneração tem que contar-se com os jovens, aqueles que têm à frente muitas décadas para por cá andarem e que têm que preparar a cama onde pretendem dormir.
Eles não podem esperar nada de bom dos pais e avós que foram os culpados do estado a que isto chegou e que agora está bem visível na actual crise.
É preciso que os jovens despertem e assumam as suas responsabilidades e descubram o rumo que considerarem melhor para o seu futuro. Compete a eles essa tarefa e não podem contar com ajuda dos poderes instituídos, cheios de vícios e das deturpaçõs do dinheiro, do consumismo, da poluição, da corrupção, da ostentação, etc.
Neste blog quem fizer uma pesquisa com a palavra «jovens» ou «jovem» encontrará muitos posts em que são elogiados diversos casos de valor de jovens conscientes de que têm que agarrar o mundo e procurar moldá-lo da melhor forma.
Este post que agora estamos a apreciar é o mais recente, mas há muitos outros casos. Felizmente nem todos são drogados, desleixados viciados. Na juventude há muita gente válida e generosa que nos faz pensar que o futuros deles será mais feliz do que tem sido a nossa vida atribulada.

Vou deixar alguns endereços de posts

http://domirante.blogspot.com/2010/06/crianca-estimulada-e-apoiada-sobressai.html

http://domirante.blogspot.com/2010/06/fome-mata-ao-lado-das-grandes-riquezas.html

http://domirante.blogspot.com/2010/05/jovens-ao-poder.html

http://domirante.blogspot.com/2009/09/o-mais-jovem-cirurgiao-do-mundo.html

http://domirante.blogspot.com/2009/02/mais-um-cientista-jovem-distinguido.html

http://domirante.blogspot.com/2008/11/sucesso-de-jovem-cientista-portugus.html

http://domirante.blogspot.com/2010/06/maestrina-joana-carneiro-distinguida.html

http://domirante.blogspot.com/2010/03/geracao-com-menos-de-40.html

http://domirante.blogspot.com/2010/03/estudantes-premiados.html

http://domirante.blogspot.com/2010/03/pais-educadores-e-alunos.html

http://domirante.blogspot.com/2010/03/futuros-cidadaos-no-portugal-de-amanha.html

http://domirante.blogspot.com/2010/01/na-peugada-de-madre-teresa-de-calcuta.html

http://domirante.blogspot.com/2010/01/preparar-o-futuro.html

http://domirante.blogspot.com/2010/01/geracao-perdida-nao.html

http://domirante.blogspot.com/2009/12/cancro-da-mama-e-investigadores.html

http://domirante.blogspot.com/2009/12/mais-um-sucesso-portugues-no.html

http://domirante.blogspot.com/2009/11/tres-mulheres-cientistas-premiadas.html

http://domirante.blogspot.com/2009/11/portuguesa-mulher-do-ano.html

Abraços
João