sábado, 20 de novembro de 2010

Em política vale tudo ???




Vídeo de apelo ao voto com simulação de orgasmo causa polémica em Espanha
PÚBLICO. 19-11-2010

Para alguns político é "um ataque à mulher", para outros "publicidade enganosa".

Orgasmo e voto não parecem ser conceitos com qualquer ligação, mas a juventude socialista da Catalunha discorda disso e lançou um vídeo que está a causar forte polémica em Espanha a poucos dias das eleições catalãs, marcadas para 28 de Novembro.

O vídeo mostra uma jovem a simular um orgasmo enquanto coloca o boletim de voto na urna, com a mensagem "Votar é um prazer".

Numa entrevista a uma estação televisiva, o líder do Partido Socialista da Catalunha, José Montilla, presidente do governo regional e candidato à reeleição, instado a comentar o vídeo, disse que "se encorajar as pessoas a votar, então é uma coisa boa". Mas Montilla pareceu surpreendido quando lhe disseram que o vídeo pertence à juventude do seu partido, adianta a BBC.

A líder do Partido Popular da Catalunha, Alicia Sánchez, qualificou o vídeo como "um ataque à dignidade da mulher", enquanto a ministra socialista da Saúde, Política Social e Igualdade, Leire Pajín, pediu a todos os partidos para mostrarem respeito pela mulher e actuarem com responsabilidade. O porta-voz do partido conservador Convergência e União, Josep Antoni Duranm, considerou que o vídeo, "rude", pode até prejudicar a participação.

Houve também políticos espanhóis que reagiram com humor, como a secretária de Estado da Igualdade, Bibiana Aido: "Se isso fosse verdade, a participação eleitoral aumentaria muito, mas penso que se trata de publicidade enganosa", disse à BBC. O líder da coligação Verde na Catalunha, Joan Herrera, também reagiu com leveza: "Será muito difícil alcançar o orgasmo ao votar em qualquer dos candidatos, incluindo em mim".

Não é a primeira vez que um vídeo causa polémica nestas eleições regionais catalãs. O grupo anti-racista SOS Racismo criticou duramente um videojogo lançado pelo Partido Popular em que Alicia Sánchez aparece a combater imigrantes ilegais e pró-independentistas, que acabou por ser retirado do site do partido horas depois de ter sido divulgado com a justificação de que o produtor do jogo não teria seguido devidamente as instruções, adianta a BBC.

Imagens da Net

Sem comentários: