quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ONU. Qual o seu papel nas Coreias?

Agora que chegam notícias de mais brincadeiras perigosas entre as Coreias do Norte e do Sul, surge mais uma vez a interrogação acerca da finalidade da ONU e qual a forma como desempenha o seu papel estatutário.

Segundo a wikipedia, «A Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas (NU), é uma organização internacional cujo objectivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento económico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial. A ONU foi fundada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, com o objectivo de deter guerras entre países e para fornecer uma plataforma para o diálogo. Ela contém várias organizações subsidiárias para realizar suas missões.».

Esta interrogação já aqui foi referida por várias vezes, como se vê põe estes links:

- ONU Paz e Justiça Social global
- Apelo à ONU !
- ONU muito eficaz e rápida!!!
- ONU, crise e paz internacional
- Caxemira, um caso pendente
- Myanmar, China e a ONU
- Vulnerabilidades da ONU

Imagem da Net

3 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Soft Law já é uma expressão que não serve para classificar a inutilidade em que se converteu a ONU, caro João.

A. João Soares disse...

Sem dúvida que é assim, mas é preciso que se diga para que as pessoas não tenham ilusões. A Organização tem muita utilidade para os inúmeros funcionários que habitam os gabinetes. No entanto os que prestam ajuda social em Países com situação crítica, estão arriscados a sofrer maus bocados. Por esses devemos ter consideração, mas não pelas cúpulas que apenas engordam a sua vaidade e mordomias.
Há dois casos por resolver há vários anos: os referendos prometidos na Caxemira e no Saarah Ocidental.

Abraço
João
Só imagens

A. João Soares disse...

A ONU tem cerca 70 anos e foi organizada após a guerra pela mão dos vencedores que estão com lugares permanentes no Conselho de Segurança. Está na hora de ser reformada:

Primeiro-ministro turco diz que Conselho de Segurança da ONU tem que ser reformado