quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Alegre, há oito anos

Transcrição de carta ao director publicada no PÚBLICO em 11-01-2003

Autocrítica de um cidadão-poeta. 030111

Fiquei muito sensibilizado quando vi e ouvi na televisão o cidadão Manuel Alegre a lamentar os estragos que teve na sua linda casa nas margens do rio Águeda, devido às cheias. Embora, como alguns jornalistas da televisão diziam, as pessoas já estejam habituadas a sofrer, de vez em quando, os efeitos das chuvas mais intensas e persistentes, é compreensível que muita gente se queixe de mais um azar lhes bater à porta. Por isso, ao contrário de palavras que tenho ouvido, concordo que o cidadão Manuel Alegre, tal como os outros, evidenciasse o seu desconforto perante os prejuízos sofridos. É que num Estado de Direito e democrático, os cidadãos são todos iguais perante a lei, perante o poder soberano, todos podendo lamuriar-se.

Porém, não me pareceu correcto que o mesmo cidadão se insurgisse contra o Estado. É que, neste caso, ele deve ter-se esquecido que ele próprio, como deputado, é Estado. Ele, com os seus pares, no Parlamento, segundo órgão de soberania, são responsáveis por legislar e controlar os actos governativos por forma a garantir segurança aos cidadãos, por forma a reduzir os riscos de estes sofrerem graves prejuízos com as cheias. Portanto, o cidadão Manuel Alegre, acusou publicamente o deputado Manuel Alegre de não ter tomado medidas para que aquilo não lhe tivesse acontecido com tanta gravidade. É o inconveniente das pessoas usarem dois chapéus!

Mas esse inconveniente não era de esperar do ilustre poeta Manuel Alegre, pensador, homem que sabe trabalhar dextramente com as ideias e transformá-las em palavras escritas que são o deleite de muitos portugueses. Se não me choquei em ver e ouvir o cidadão Manuel Alegre lamentar os estragos sofridos, fiquei, pelo contrário, muito espantado ao ver o pensador e literato esquecer-se que é uma figura do Estado, do Parlamento, e fazer uma auto-crítica pública tão assanhada. E isto, para não dizer que houve muito boa gente, mais prejudicada em percentagem da totalidade do seu património, e portanto, com mais razões para criticar os seus representantes nos órgãos de soberania e que, no entanto, se mostrou mais conformada com a sua falta de sorte.

Enfim, mais uma vez, se tornou evidente que a literatura é ficção. E que o mundo não progride pela mão de poetas que vivem num mundo virtual. Na China actual, o poder está nas mãos de engenheiros e não na de pessoas que jogam com as palavras mais ou menos floreadas. Por isso, tem tido, na última década, uma invejável taxa de crescimento sustentado.

Imagem da Net

3 comentários:

Pata Negra disse...

Todos podem lamuriar-se mas há alguns que suportam melhor os prejuízos que outros! Isto para não falar de outros apoios que quem é deputado, nessas alturas, sempre consegue!
Depois de saber que mulher do mísero professor tem uma mísera reforma e que a casa de férias do alegre não é num monte, começo a acreditar que esses políticos de primeira são gente do povo como nós e provavelmente também baixam as calças na retrete.

Um abraço comovido

Pedro Coimbra disse...

E não mudou nadinha entretanto.
Abraço

A. João Soares disse...

Caros Pata Negra e Pedro Coimbra,

O caso referia-se a uma casa em Águeda, tipo palacete, próxima do rio que devido a uma cheia superior ao habitual, sofreu estragos no conteúdo do rés-do-chão. Mas o deputado, movido pelo seu egocentrismo, esqueceu-se que era deputado do povo e devia zelar pela vida e comodidade de todos os portugueses por igual, tanto em questões de segurança e prevenção como em reparação quando legítima. E sobreelevou o seu caso pessoal, como se tivesse sido uma afronta pessoal a Sua Excelência

São deste jaez os nossos políticos que nos mendigam o voto e em que muita gente acredita inocentemente.

Abraços
João
Sempre Jovens