domingo, 2 de janeiro de 2011

Sector têxtil aumenta exportações

Da notícia do JN «Têxtil e vestuário com exportações recordes» extrai-se:

"Pode dizer-se que 2010 será bastante positivo e que poderemos ter o maior crescimento das exportações da última década", adianta ao JN o director-geral da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP). Segundo Paulo Vaz, o último ano em que as exportações de têxtil e vestuário cresceram foi o de 2007 e, nesse ano, o aumento foi de 4,6%.

"Até Outubro, as exportações cresceram 4,8% e acredito que vamos fechar o ano acima dos 5%", refere o director-geral da ATP.

A potenciar este aumento estão os sectores dos fios e tecidos e têxteis-lar e, apesar de, no vestuário, o capítulo do vestuário de malha (que tem um peso de mais de 40% nas exportações desta indústria) registar uma diminuição, o sector está optimista. (Para ler toda a notícia faça clic aqui)

NOTA: Seria bom que outros sectores se reorganizassem por forma a aumentar a sua competitividade no mercado internacional. A Balança comercial é uma parcela fundamental da Balança de pagamentos, isto é, da solução da «dívida soberana».

Imagem do JN

1 comentário:

A. João Soares disse...

Do artigo 2011 de José Leite Pereira no Jornal de Notícias de hoje, extraio as seguintes palavras de optimismo:
«Quando ontem ao fim do dia percebi que um dos assuntos que poderia ser o tema principal do nosso jornal de domingo tinha a ver com a recuperação do sector têxtil, fiquei contente. É necessário que saibamos valorizar o que temos de positivo. Para os têxteis, pelos vistos, há uma janela de oportunidade. Para o calçado também. Idem na ciência. E noutros sectores. Nem tudo será mau. É tempo, como ontem dizia Jorge Silva Melo aqui no JN, de "entendermos que podemos e sabemos o suficiente", sem necessidade de "nos vergarmos perante os especialistas". Mas com responsabilidade.»