quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Temos economistas melhores que os «Nobeis» !!!

«Logo após o leilão (de dívida pública desta quarta-feira), Teixeira dos Santos classificou os dois leilões de dívida como um "sucesso" já que Portugal pagou cerca de 6,72% por um empréstimo de 599 milhões de euros a dez anos. Tinha pago 6,8% em Novembro».

O Chefe de Governo e outros economistas ligados à política bendisseram este «êxito», em apoio de Teixeira dos Santos. Mas agora surgiu a notícia «Krugman desmente Sócrates e Teixeira dos Santos» de que se transcreve algumas frases:

«O prémio Nobel da Economia e professor da Universidade de Princeton, Paul Krugman, considera que a taxa de juro contratada no leilão de dívida pública desta quarta-feira foi "quase ruinosa".

Paul Krugman desmentiu assim frontalmente o primeiro ministro, José Sócrates, e o ministro das Finanças português, Fernando Teixeira dos Santos.
(…)

Krugman, que conhece relativamente bem o passado da economia portuguesa (…) disse que o facto de o Governo achar que uma taxa de juro de "apenas" 6,7% é um sucesso "diz alguma coisa do total desespero da situação europeia". O economista rematou, avisando "mais alguns sucessos e a periferia europeia será destruída".»

Estas contradições entre o premiado com o Nobel e os sábios nacionais baralha qualquer espírito, por mais crédulo que seja. Ou o Nobel Krugman não merece o prémio que lhe foi concedido e é um ignorante atrevido; ou Sócrates e Teixeira dos Santos são ignorantes e mentirosos e pretendem atirar com areia aos nossos olhos; ou, por outro lado, estes nossos governantes são honestos e competentes e é pena que o prémio Nobel não lhes tenha ainda sido concedido em vez de a esse Krugman!!! Como é preciso que se faça luz, agradece-se que alguém venha esclarecer o nosso cérebro baralhado para passar a poder funcionar com lógica assente em dados sólidos, credíveis.

Entretanto, inclino-me para acreditar que os prémios Nobel são ignorantes «provincianos deslumbrados» ambiciosos de poder, fama e riqueza e que os nossos concidadãos são geniais e querem o nosso bem pelo qual lutam generosa e incansavelmente!!! Por isso, há que pensar em propor o prémio Nobel da Economia para Sócrates e Teixeira dos Santos, não metade para cada um mas, excepcionalmente, um inteiro para cada um, já este ano!!!

Imagem do Google

Sem comentários: