domingo, 10 de abril de 2011

Governo Português é responsável

Transcrição da notícia seguinte, sem comentários:

Ministro sueco das Finanças: Governo português é responsável pela situação do país
 PÚBLICO. 09-04-2011. Por Isabel Arriaga e Cunha, em Gödöllö, Hungria

Anders Borg diz que executivo devia ter pedido ajuda em Outono passado

O Governo português “tem uma grande responsabilidade” pela situação económica e financeira do país e colocou os parceiros europeus numa situação muito difícil por terem de decidir um programa de ajuda muito rapidamente e em condições tão complicadas, acusou o ministro sueco das Finanças, Anders Borg.

“O Governo português tem uma grande responsabilidade pela situação em que o país se encontra por causa do défice e dívida pública que se mantém elevados durante um longo período de tempo”, afirmou Borg no final de uma reunião dos ministros europeus das Finanças, em Gödölö, Hungria. “Tem havido sinais de alarme claros, e foi pedido aos portugueses para enfrentar a situação e assumir a responsabilidade numa fase anterior. Se o tivessem feito no início do Outono, Portugal e a Europa estariam hoje numa situação melhor do que estão hoje”.

Borg criticou igualmente o Governo pela forma como conduziu o pedido de ajuda. “O pedido chegou na quinta-feira à noite para tomarmos uma decisão na sexta. Impor um montante tão elevado num período de tempo tão curto é uma exigência muito grande que um Estado-membro faz aos outros”, acusou, considerando que “há aqui muitos argumentos para críticas”.

Sem comentários: