segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Todos os deuses são verdadeiros

Transcrição de artigo de opinião:

Nenhum deus é falso
Jornal de Notícias. 22-08-2011. 01h51m. Por A. Marinho Pinto

Os acontecimentos ocorridos na capital de Espanha a propósito da visita do Papa Bento XVI, com manifestações contra e a favor da realização de um encontro mundial de jovens católicos, recordam-me os fantasmas das velhas lutas entre a Espanha clerical e a anticlerical.

No actual contexto político e económico, recordam-me também (não sei porquê) a divisão entre a Europa da Reforma e a da Contra Reforma; entre a Europa da crise que (só) atinge os países católicos (Irlanda, Portugal, Grécia, Espanha e Itália) e a Europa protestante, endinheirada e do panmercantilismo.

Recordam-me, por fim (ainda sem saber bem porquê), as divisões dentro da própria Igreja Católica, entre uma igreja de proibições, fechada nos seus dogmas milenares e aqueloutra de libertação e aberta ao Homem, à sociedade e à modernidade. Entre a Igreja vaticanista, do poder, da ostentação e da soberba e uma outra de amor ao próximo, voltada para os problemas do ser humano, para as suas angústias e necessidades concretas e solidária com as lutas pela dignidade humana. Recordam-me a igreja herdeira da Inquisição, de perseguidores, dos Bórgias e de patriarcas que degrada a mulher na sua condição humana e a igreja dos perseguidos que desperta e fecunda algumas das aspirações mais elevadas do ser humano, herdeira de António Vieira e Bartolomeu de Las Casas. Há, de facto, uma igreja que degrada e outra que dignifica a pessoa humana; há, em suma, uma igreja que escraviza e outra que liberta.

A Igreja Católica tem, como qualquer confissão religiosa, direito às suas realizações, sejam actos de culto, sejam apenas manifestações que mostrem o seu poder de mobilização social. Todo o crente tem, obviamente, direito de dar testemunho da sua fé, de exprimir livremente aquilo em que acredita, mas, em público, deve fazê-lo com moderação e respeito pelas convicções de outros crentes ou de não crentes.

A Igreja ocupa como nenhuma outra instituição o espaço do debate público com as suas realizações, as suas propostas, os seus dogmas e as suas verdades. E quem ocupa o espaço do debate público tem de aceitar as críticas que essa exposição suscita. Quem se manifesta em público tem de aceitar contramanifestações desde que umas e outras sejam pacíficas.

A hierarquia da Igreja Católica assume posturas rigidamente vinculantes sobre questões controversas da actualidade que dizem respeito a toda a sociedade e não apenas aos católicos. Ela discrimina as mulheres, condena o uso do preservativo, proíbe o aborto, combate a investigação genética, opõe-se ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, tal como outrora fora contra o uso da pílula e até contra a vacinação.

Por outro lado, a aproximação demasiada entre a Igreja e o Estado gera anticlericalismo na sociedade o qual radicaliza o clericalismo. O passado demonstra que ambos se alimentam um do outro numa espiral irracional de fanatismo.

Por mim, há muito que aprendi as virtudes da tolerância e do respeito pelos crentes de todas as religiões. Tenho por um católico o mesmo respeito que por qualquer outro cristão, seja ele qual for, que é, aliás, o mesmo que nutro por um judeu ou por um muçulmano. E o respeito que tenho pelos fiéis de uma religião monoteísta ou revelada é igual ao que sinto por qualquer outro crente de outra qualquer religião desde as mais primitivas às mais sofisticadas da actualidade.

A História demonstra-nos que o homem é capaz dos piores crimes e dos mais elevados actos de generosidade e de solidariedade; e mostra-nos também que, muitas vezes, os melhores homens são capazes das piores atrocidades desde que tenham uma boa causa para isso. E não há melhor causa do que a glorificação de um Deus verdadeiro ou a exaltação de um ideal de libertação. Só as grandes causas podem fanatizar o ser humano. Alguns dos crimes mais hediondos da história da humanidade foram praticados em nome de religiões de amor ao próximo e algumas das piores formas de servidão foram justificadas por ideologias de libertação.

Na humildade do meu ateísmo descobri, há muito, que todos os deuses são verdadeiros.

Imagem do Google

Sem comentários: