quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O Espelho de Gandhi

Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são os factores que destroem os seres humanos. Ele respondeu:

A Política, sem princípios;
o Prazer, sem compromisso;
a Riqueza, sem trabalho;
a Sabedoria, sem carácter;
os negócios, sem moral;
a Ciência, sem humanidade;
a Oração, sem caridade.

A vida ensinou-me:

que as pessoas são amigáveis, se eu sou amável,
que as pessoas são tristes, se estou triste,
que todos me querem, se eu os quero,
que todos são ruins, se eu os odeio,
que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio,
que há faces amargas, se eu sou amargo,
que o mundo está feliz, se eu estou feliz,
que as pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva,
que as pessoas são gratas, se eu sou grato.

A vida é como um espelho:

se você sorri para o espelho, ele sorri de volta.
A atitude que eu tomo perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim.
"Quem quer ser amado, ame"
“Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro.
Demonstre a sua.
Nas tarefas do bem não aguarde colaboração.
Colabore, por sua vez, antes de tudo.
As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade."

"Que sejas tu próprio a mudança que desejas para este mundo" 

Gandhi

Imagem de arquivo

2 comentários:

Unknown disse...

Continua actualíssimo. Infelizmente não o lêem nem estas doutrinas lhes servem.
Toda a politica portuguesa e Europeia continua sem moral nem princípios.
Trabalham todos ao saque...

A. João Soares disse...

Caro Luís Coelho,

As grandes ideias, os conceitos bem fundamentados, os valores elevados, são eternos, sempre válidos como orientação dos comportamentos.
Mas a fragilidade do ser humano torna-o vulnerável aos ventos da moda, da ambição, da vaidade e da ostentação, dando o trono divino ao dinheiro e tudo sacrificando a mais uns cêntimos de riqueza.

Vale a pena ler a entrevista do bastonário dos Técnicos Oficiais de Contas que refere as principais molas do comportamento dos políticos, grandemente opostas aos valores apresentados pelo Mahatma Gandhi.

Abraço
João